sexta-feira, 14 de agosto de 2015

SISTEMA LENTO, INICIALIZAÇÃO EMPACADA E DESLIGAMENTO DEMORADO – COMO RESOLVER?

O SOL NASCE PARA TODOS; A SOMBRA, PARA QUEM MERECE. 

Talvez a queixa mais recorrente entre usuários de computador seja a lentidão do sistema, a inicialização empacada e o desligamento demorado. No primeiro caso, suítes de manutenção como o AVG TUNEUP PC ou o ADVANCED SYSTEM CARE, por exemplo, reduzem o impacto negativo que o passar do tempo e o uso normal da máquina infligem ao Windows, e postergam a inevitável reinstalação do sistema.

Se o que lhe incomoda é a "eternidade" que o computador leva para iniciar, leia esta sequência de postagens. Aliás, a Web está atopetada de soluções mirabolantes, mas você não deve colocá-las em prática sem antes esta postagem - que foca algumas delas e explica o que funciona e o que não funciona (para localizar mais artigos sobre esse tema, digite acelerar inicialização no campo de pesquisas do Blog e pressione a tecla Enter).

O tempo que um PC leva para iniciar varia conforme sua configuração de hardware, o software instalado, o estado do Registro, o índice de fragmentação dos dados no HDD, a quantidade de aplicativos que pegam carona com o Windows, e por aí vai.

Observação: Não é pelo fato de haver pencas de freewares disponíveis para download que você deve instalar tudo que vê pela frente. Primeiro, porque o consumo de recursos do sistema e as chances de incompatibilidades, travamentos e que tais aumenta proporcionalmente ao número de programas instalados. Segundo, porque cada vez mais softwares embutem programinhas indesejados em seus arquivos de instalação (para mais detalhes, leia esta sequência de postagens).

Revise de tempos em tempos a sua lista Todos os Programas (recorra ao SlimComputer ou ao PCDecrapfier, se necessário) e remova aqueles que você não usa com o Revo Uninstaller ou o IObit Uninstaller (essa ferramentas fazem um trabalho mais primoroso que o desinstalador nativo dos aplicativos). E como não faltam webservices capazes de substituir com vantagens uma vasta gama de programas residentes, habitue-se a utilizá-los sempre que possível, já que eles dispensam instalação, não disseminam PUPs nem malwares e rodam a partir do navegador, o que os faz consumir menos recursos do sistema (para saber mais, clique aqui e aqui).

Soluções como o StartupDelayer e o Bootvis prometem agilizar a inicialização, mas não deixe de conhecer o Soluto, que se destaca pela capacidade de reduzir o tempo de boot gerenciando os aplicativos e reorganizando a sequência em que eles são carregados.

Já se a pedra no seu sapato é a demora no encerramento da sessão, que faz você se sentir tentado a arrancar o cabo de energia da tomada toda vez que abre o menu Iniciar e clica em Desligar, não perca a próxima postagem.

E.T.: Para quem é novo no pedaço, cumpre esclarecer que os links acima (grafados em azul) remetem a páginas que disponibilizam o download dos programinhas sugeridos e/ou a postagens em que eu detalhei o tema em questão (valho-me desse artifício apenas para não espichar desnecessariamente este texto, de modo que você pode clicar nos links sem receio).

E como hoje é sexta-feira:

A Madre Superiora acordou radiante:
- Bom dia, Irmã Josefa. Você está com uma ótima aparência! E que bela camisola está a tricotar!
- Obrigada, Madre. A senhora também está muito bem, mas parece que se levantou do lado errado da cama, não?
Sem entender a razão do comentário, a Madre seguiu adiante e logo encontrou outra freira.
- Bom dia, Irmã Maria! Você parece muito bem! E o seu bordado está lindo. Parabéns!
- Obrigada, Madre. A senhora também está com bom aspecto. Mas vê-se que hoje se levantou do lado errado da cama...
A Madre estranhou, mas seguiu seu caminho. Como cada freira que encontrou e cumprimentou lhe disse a mesma coisa, ela resolveu tirar a história a limpo.
- Bom dia, Irmã Leonor. Por favor, seja sincera. Eu estou com ar de quem se levantou hoje do lado errado da cama?
- Sim, Madre.
- E posso saber por quê?
- É que a senhora está calçando as sandálias do Padre Antônio... 

Bom final de semana a todos e até segunda, se Deus quiser.