quarta-feira, 9 de setembro de 2015

9º ANIVERSÁRIO DO BLOG e BOTÃO DE PÂNICO PARA SMARTPHONES ANDROID

Nosso Blog completa hoje seu nono aniversário o que é surpreendente, considerando que eu pretendia tirá-lo do ar tão logo a edição Blogs & Websites da Coleção Guia Fácil Informática ficasse pronta.

Conforme já mencionei em outras oportunidades, a atenção e o carinho de alguns leitores me estimularam a levá-lo adiante, e aqui estamos nós, nove anos depois, com mais de 2.300 postagens, 700 seguidores e quase 1,5 milhão de visualização de perfil (um crescimento significativo, considerando os números do ano passado).

Visitantes vão e vêm, é verdade... Alguns acompanham os posts por meses a fio, deixando comentários em quase todos eles, e um belo dia desaparecem como fumaça; outros ressurgem depois de meses (ou anos), e daí tornam a sumir do mapa (ou pelo menos da seção de comentários). Enfim, agradeço a atenção de todos (e o carinho de alguns) que por aqui passaram nestes nove anos. Espero continuar por aqui e poder comemorar um novo balanço positivo no ano que vem.

E como o bolo, o champanhe e a picanha são meramente virtuais, clique e ouça (ou assista, melhor dizendo):




RAPOSA CAUTELOSA NÃO CAI DUAS VEZES NA REDE.

Sabemos que os smartphones encabeçam a lista dos itens mais cobiçados pelos amigos do alheio na capital paulista ─ e o mesmo deve acontecer em outras grandes metrópoles tupiniquins. Então, diante de um cenário tão pouco alvissareiro, vimos um elenco de dicas para minimizar os riscos de sair de casa com um precioso smartphone e voltar sem ele. Hoje, veremos como proteger com senha qualquer aplicativo instalado em aparelhos com SO Android e como criar um "botão de pânico" para alertar os contatos acerca de uma situação de risco.

Começando pelo começo, a primeira coisa a fazer é baixar e instalar o APPLOCK no telefone, e em seguida definir uma senha que servirá tanto para dar acesso a esse aplicativo de segurança quanto aos demais que forem bloqueados (aliás, as versões mais recentes do programinha permitem também impedir a ativação de recursos como Wi-Fi, Bluetooth e acesso à Internet via redes 3G/46). Então, digite a senha, toque em OK e, na próxima tela, torne a digitar a senha e a confirmar em OK.

Na telinha que se abre em seguida, informe um endereço de email válido para recuperar sua senha em caso de esquecimento e na subsequente, confira a lista dos aplicativos e recursos que podem ser bloqueados (para bloquear um aplicativo, basta tocar no ícone do cadeado cinza, e para desbloquear, tocar no cadeado azul). Já a barra lateral dá acesso a outras configurações, tais como bloqueios de imagens e vídeos, além de permitir o download de temas gratuitos para personalizar o aplicativo.

Outra dica bem legal é o "botão de pânico", que infelizmente não contempla todos os aparelhos com SO Android ─ mas se você dispõe de um Samsung Galaxy S4, p.ex., poderá definir uma ação simples para mandar um pedido de socorro a seus contatos. Veja como:
  • Tecle em Configurações, acesse Auxílio de segurança e ative a opção arrastando o botão, ao lado do nome, para o lado direito (ele ficará verde, dando conta de que está ativado). Feito isso, suba a tela para editar as opções (basta tocar em cada uma delas para poder alterá-las).
  • Clique em Editar mensagem de emergência e defina o texto a ser enviado para seus contatos. Defina também se você deseja que sejam enviadas concomitantemente fotos tiradas com as câmeras (dianteira e traseira) do aparelho.
  • Finalmente, ajuste o intervalo de envio das informações (fotos, texto e localização), escolha quais os contatos que receberão o alerta e, muito importante, memorize o movimento para ativar a função.
  • Vale também rezar para não precisar utilizar esse recurso...
Um ótimo dia a todos.
.