terça-feira, 24 de novembro de 2015

DE OLHO NA BLACK FRIDAY

A SABEDORIA DOS PROJETOS CONSISTE EM PREVENIR AS DIFICULDADES DA EXECUÇÃO.

A BLACK FRIDAY 2015 acontece daqui a três dias, de modo que eu resolvi alertar a galera para as maracutaias de maus comerciantes que não raro dobram o preço dos produtos e então alardeiam descontos (ilusórios) de 50%, levando o consumidor desavisado a imaginar que está fazendo um “negócio da china”, quando na verdade está somente trocando seis por meia dúzia.

A ONG Proteste, voltada à proteção dos direitos do consumidor, alertas os incautos, dentre outras coisas, para possíveis armadilhas em transações online, embora os mesmos cuidados, resguardadas as devidas proporções, podem ajudar a evitar problemas também em compras realizadas no comércio convencional.

Observação: A “Black Friday” é uma ação de vendas anual, criada nos Estados Unidos, que acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Ao longo de todo o dia, lojas físicas e online oferecem uma vasta gama de produtos com descontos que podem chegar a 80%. Para mais detalhes, siga este link.

Uma das maneiras mais elementares de evitar roubadas na Black Friday é pesquisar e anotar com antecedência os preços dos produtos que se pretende comprar na data promocional, evitando com isso as indefectíveis “pegadinhas” dos aproveitadores de plantão. Procedendo dessa maneira o consumidor verifica se o preço divulgado como “cheio” na Black Friday corresponde ao que era praticado na semana anterior, ou se o comerciante simplesmente aplicou um aumento seguido de um desconto que deixa tudo como antes no Quartel de Abrantes.

Outro cuidado importante é verificar no dia se o produto desejado realmente faz parte da promoção. Isso porque as lojas online não são obrigadas a praticar descontos em todos os seus itens. Convém mais do que nunca recorrer a sites de comparação de preços e ficar de olho para ver se a loja on-line possui o selo Black Friday Legal 2015, que funciona como uma garantia de que as ofertas são reais e que a empresa se comprometeu a entregar no prazo. Demais disso, você pode consultar a lista negra elaborada pelo Procon-SP, que reúne em cerca de 500 páginas milhares de sites de e-commerce que devem ser evitados pelos consumidores.

Observação: Para evitar ofertas de produtos que não possuem descontos, acesse o site oficial da ação. Vale lembrar também que o portal Busca Descontos — responsável pelas principais datas do comércio eletrônico brasileiro, como o Black Friday, Dia do Frete Grátis, Boxing Day e Brasil Game Day — reúne promoções e cupons de descontos dos maiores players do e-commerce nacional e abrange produtos como eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumes, móveis, viagens, etc. Para conferir alguns cuidados fundamentais em compras online e uso do cartão de crédito, acessa a sequência de postagens iniciada por esta aqui.

Boas compras.