quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

AINDA O TECLADO E O BLOQUEIO DO WHATSAPP POR 48 HORAS

TODO AMOR É ETERNO. SE NÃO FOI ETERNO, NÃO ERA AMOR.

Vimos no post anterior sobre algumas “sutilezas” do teclado, que, como dito, é o principal dispositivo de entrada de dados do computador desde as mais priscas eras — até porque o mouse surgiu depois e só se tornou popular bem depois, com o advento da interface gráfica em sistemas e aplicativos. Seja como for, muita gente prefere o teclado ao mouse para comandar o PC, valendo-se de miríades de “atalhos” (combinações de duas ou mais teclas pressionadas sequencialmente ou em conjunto), conforme eu já tive oportunidade de comentar em outras postagens.

Sem embargo da ampla lista de atalhos que eu apresentei nesta postagem (e em diversas outras, como você pode conferir lá no meu Blog inserindo termos-chave como “atalho” ou “atalho de teclado” no campo de buscas), não custa oferecer, aqui, uma relação revista e atualizada. Mas vale frisar que esse expediente só trará bons resultados se você memorizar as combinações de teclas. Então, anote as que mais lhe interessarem e passe a utilizá-las sempre que possível, até que a digitação se torne automática.

Os atalhos a seguir funcionam em dispositivos ABNT 2 (padrão para o português brasileiro) ou modelos importados devidamente configurados.
Observação: Para configurar seu teclado, abara o Painel de Controle, selecione a categoria RELÓGIO, IDIOMA E REGIÃO, clique em TECLADOS E IDIOMAS > REGIÃO E IDOMA > TECLADOS > ALTERAR TECLADOS e faça os ajustes desejados.

Passemos à lista de atalhos, lembrando que uma vírgula entre duas teclas indica que elas devem ser pressionadas sequencialmente, ao passo que o sinal de adição sugere o pressionamento conjunto, ou seja, manter a primeira tecla premida enquanto a segunda é pressionada (e as subsequentes, se houver):

Ctrl+Alt+Tab convoca o alternador de janelas, que exibe uma telinha com os programas que estão em execução naquele momento.
Ctrl+Shift+N abre uma janela para navegação anônima no Google Chrome (desde que o browser esteja sendo executado, naturalmente; clique aqui para saber mais sobre navegação in-private).
Ctrl+Alt+P faz o mesmo que o atalho anterior, mas nos navegadores Mozilla Firefox e Microsoft Internet Explorer.
Ctrl+T abre uma nova aba no navegador (funciona nos três programas retrocitados).
Ctrl+Alt+Del abre a central de segurança do Windows e permite bloquear o computador, fazer logoff, trocar usuário, alterar senhas e acessar o Gerenciador de Tarefas
Ctrl+Tab permite alternar entre as janelas do navegador (funciona tanto no Chrome, quanto no Firefox e no Internet Explorer).
Ctrl+Esc abre o menu Iniciar.
Alt+F4 fecha uma janela ou encerra um aplicativo
Shift+F3 alterna entre maiúsculas e minúsculas o texto selecionado num arquivo do MS Word (pressionando uma terceira vez esse atalho, você mantém maiúscula apenas a primeira letra de cada palavra.
Ctrl+F abre a caixa de pesquisas por palavras-chave em diversos navegadores e programas.
Ctrl+N abre outra instância — exibida como uma nova página — do navegador (Chrome, Firefox e Internet Explorer).
F1 Aciona a ajuda/suporte na maioria dos aplicativos.
F3 Abre a caixa de pesquisas do navegador.
PrtScr captura um “instantâneo” da tela (que pode ser colado num documento do Word ou arquivo criado no Paint ou outro editor de imagens qualquer).
Alt+PrtScr faz o mesmo que PrtScr, mas limita a captura ao elemento exibido em primeiro plano.
Windows+L bloqueia o computador de forma rápida e impede o acesso ao sistema sem que a senha de um usuário cadastrado seja fornecida. Ideal quando você precisa se afastar por algum tempo da máquina e não quer deixar os arquivos à vista dos curiosos de plantão.
CTRL+A ou CTRL+T seleciona todo o texto na barra de endereços do navegador, em sites e nos mais diversos programas (no Word, use o Ctrl+T).
Ctrl+C e Ctrl+V executam as mesmas funções dos menus Copiar e Colar, respectivamente.
Ctrl+Z desfaz a última ação (é útil para recuperar textos apagados).
Ctrl+Shift+Del convoca a janela que permite limpar o cache do navegador (Chrome, Firefox e Internet Explorer).
Shift+Del apaga um item qualquer sem encaminhá-lo para a lixeira (use com moderação, pois a recuperação é possível, mas nem por isso fácil).
Win+Break exibe a janela das Propriedades do Sistema.
Win+D minimiza todas as janelas abertas.
Wind+R abre o menu Executar.

Haveria muitos outros atalhos a sugerir, naturalmente, mas há casos em que menos é mais. Então, vamos ficar com esses, pelo menos por enquanto. Escolha os que lhe parecerem mais interessantes, anote-os num post-it, cole na moldura do monitor, faça um esforço para utilizá-los sempre que possível e ao cabo de algumas semanas você estará economizando tempo e cliques do mouse.

Abraços e até a próxima.

EM TEMPO: Alguém resolveu calar o bico do irritante passarinho que pia quando os usuários do WHATSAPP recebem novas mensagens. A medida judicial foi imposta sob pena de uma multa diária cujo valor não foi revelado, e o autor da ação que originou o bloqueio — que passou a valer a partir da 00h00 desta quinta-feira e deve se estender por 40 horas — está sendo mantido sob sigilo. Se você não é capaz de viver sem esse aplicativo, bem, 48 horas passam depressa. Demais disso, é possível recorrer a diversas alternativas para não ficar “incomunicável” (como se não fosse possível realizar chamadas por voz ou recorrer ao velho SMS). Anote aí:


Viber (https://www.viber.com/pt/): permite troca de mensagens, vídeos e imagens em uma plataforma simples e intuitiva. 

Hangouts (https://hangouts.google.com/): dá ao usuário a opção de bater papo pela rede social Google+ e recentemente adicionou o serviço de trocar de SMS. Está disponível para Android, IOS e computadores, mas só é possível trocar mensagens com usuários do Google. 

Skype (www.skype.com/pt-br/): uma excelente opção para conversar por texto. Com a possibilidade de trocar mensagens individuais ou em grupo, o Skype só peca no excesso de propagandas em sua interface. 

KaKaoTalk (www.kakao.com/talk): permite trocar mensagens de texto, voz, imagens, nota de áudio, compartilhar eventos e contatos, além de sincronizar os números da agenda telefônica do usuário e adicioná-los automaticamente a lista do app. 

Line (line.me/pt-BR): permite trocar mensagens de voz e de texto com simpáticos stickers exclusivos - pena que não mostre quando um amigo está online. 

Kik Messenger (www.kik.com): oferece troca de mensagens de texto, voz e imagens instantaneamente, e está disponível para Android, IOS, Windows Phone. 

WeChat (www.wechat.com/pt/): além de trocar mensagens de texto, imagens, chamadas de voz e de vídeo, o app permite passar o tempo com jogos disponíveis na plataforma e tem a função "Olhar ao Redor", que localiza pessoas próximas. 

GroupMe (https://groupme.com/): ótimo para quem curte juntar os amigos em uma grande conversa, pois ele sincroniza contatos da agenda para ajudar a criar grupos, mas não permite abrir um bate-papo individual. 

Facebook Messenger: permite trocar mensagens de texto, voz e emoticons divertidos, mas só entre usuários que tenham conta na rede social. Versões para Android (http://goo.gl/2BBla1), iOS (http://goo.gl/f7KSUU) e Windows Phone (http://goo.gl/TlnEv3)  

Postar um comentário