sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

DICAS PARA RECUPERAÇÃO DE DADOS APAGADOS ACIDENTALMENTE OU INACESSÍVEIS DEVIDO A PROBLEMAS NA MÍDIA ONDE FORAM GRAVADOS

EU PRESTO ATENÇÃO NO QUE ELES DIZEM, MAS ELES NÃO DIZEM NADA... 

Ainda que atualmente o armazenamento de dados seja bem mais confiável do que era até alguns anos atrás, um dos grandes responsáveis pela perda de informações é o erro humano, pois nenhum aplicativo ou dispositivo é 100% idiot-proof. E se já é aborrecido perdermos arquivos importantes e de difícil recuperação por fatores alheios à nossa vontade, pior ainda é não termos algo ou alguém a quem culpar pelo “acidente”.

A boa notícia é que as ferramentas para recuperação de dados e unidades de disco, SSDs, cartões SD, drives USB, etc. estão cada vez mais poderosas, fáceis de usar e, em muitos casos, não custam um centavo sequer. Um bom exemplo é o programa de código aberto PHOTO REC, que é compatível com Windows, Linux e Mac OS X e promete recuperar arquivos em mais de 400 formatos. Ele é oferecido em duas versões para cada plataforma, mas a opção com interface gráfica é mais amigável do que a de linha de comando, pois exige apenas que você defina o volume que deseja recuperar e indique um diretório de destino (para salvar os arquivos recuperados).

Outra ferramenta competente e fácil de usar é o RECUVA  — do mesmo desenvolvedor da consagrada suíte de manutenção CCLEANER. Por padrão, o usuário é guiado passo a passo por um assistente e só precisa escolher o tipo de arquivo (ou selecionar a opção “todos os arquivos”), indicar a unidade desejada (ou dispositivo, ou ainda um local determinado, como a Lixeira) e aguardar até que a lista de arquivos passíveis de recuperação seja exibida. Embora não seja possível examinar os resultados enquanto o processo está em andamento, mesmo a “varredura profunda” — que examina uma ampla gama de tipos de arquivo — não demora mais do que alguns minutos (o tempo varia conforme o tamanho da unidade pesquisada; num pendrive de 16 GB, o resultado demora cerca de 2 minutos). Para obter mais detalhes, você pode alternar para o modo avançado e pesquisar pelo nome ou conteúdo, inspecionar dados de cabeçalho, ou mesmo salvar a lista em forma de texto. Depois, é só clicar com o botão direito sobre os itens desejados e selecionar a opção Recuperar.

Passemos agora à nossa tradicional piadinha de sexta-feira.

Helena e Gilda, duas solteironas, são donas de uma farmácia. Certo dia, um freguês entra e pede uma camisinha. Helena coloca o preservativo sobre o balcão, e o freguês diz:

- É pequena!

Helena traz uma maior:

- Ainda é pequena.

Helena pega a maior do estoque.

- Desculpe, mas tem de ser maior....

Helena grita pra Gilda, que está nos fundos da farmácia:

- Ô Giiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiilda ! Tem um homem aqui que precisa de uma camisinha maior que a XXL... O que é que eu ofereço?

- Casa, comida, roupa lavada e sociedade na farmácia!

Bom final de semana a todos.