quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

NOVO GOLPE POR TELEFONE MIRA CONSUMIDORES COM ESPÍRITO EMPREENDEDOR

AS PESSOAS QUEREM TE VER BEM, MAS NUNCA MELHOR DO QUE ELAS.

Um novo golpe, aplicado via telefone, oferece a indivíduos empreendedores a possibilidade de ganhar uma fortuna sem sair de casa. Trata-se de uma variação do velho esquema "fique rico rapidamente". Neste caso, um suposto funcionário de uma empresa fictícia liga para os consumidores e lhes oferece a “oportunidade” de revender os serviços da Visa e da MasterCard mediante uma comissão sobre cada empresa que ele cadastrar. A “pegadinha” é que, para poder revender os serviços, o interessado precisa obtenha uma licença doméstica, que custa R$ 395, ou internacional, ao preço de R$ 700.

Os vigaristas estão sempre criando novas artimanhas para obter informações pessoais ou financeiras dos desavisados. Fique atento se receber uma oferta boa demais para ser verdade, ou se alguém pressioná-lo dizendo que sua conta pode ser cancelada ou que determinada oferta só vale se você fechar negócio imediatamente. Em caso de dúvida, ligue para o telefone que consta no verso do seu cartão e, diante de uma possível fraude, envie as informações para phishing@visa.com.

Uma tática comum da bandidagem é tentar se passar pela Visa e contatar os consumidores via e-mail com a intenção de enganá-los e obter suas informações de pagamento. Não se deixe iludir pelo endereço de e-mail (os fraudadores conseguem mascarar a conta utilizada pelo remetente com um endereço aparentemente legítimo). Verifique se existe espaço extra na linha do assunto e o uso inadequado de maiúsculas em algumas palavras do texto. Erros gramaticais e de ortografia são comuns em golpes de phishing.

ObservaçãoCuidado ao clicar em links. Um único clique pode infectar seu computador, e nem sempre os sinais de que seu sistema ficou comprometido são fáceis de identificar.

Tenha sempre em mente que a Visa não contata os usuários para solicitar dados de suas contas. Qualquer solicitação nesse sentido é, no mínimo, suspeita. Se você receber um e-mail proveniente de Verified by Visa, envie-o como anexo para phishing@visa.com. O domínio "@VerifiedbyVisa.com" não remete a um endereço de e-mail verdadeiro da Visa. 

Note também que alguns golpistas estão se valendo de mensagens de texto para tentar enganar os portadores de cartões Visa. Ao ligar para o número informado na mensagem, o usuário ouve uma gravação concitando-o a comprovar sua identidade ou reativar sua conta inserindo o número do cartão, senha, data de validade e/ou os três dígitos de segurança (código CVV). Desconfie se a mensagem não trouxer o nome do banco emissor nem qualquer informação que identifique seu cartão (normalmente, os últimos dois ou quatro dígitos).