quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

NAVEGAÇÃO ANÔNIMA (IN-PRIVATE) - COMO LIMPAR O CACHE DO NAVEGADOR


QUANDO, EM UM REINO, EXISTE MAIS VANTAGEM EM FAZER SUA CORTE DO QUE EM FAZER SEU DEVER, TUDO ESTÁ PERDIDO. 

Sempre que você navega na Web, o browser cria um "Histórico" dos sites visitados, arquivos baixados, logins efetuados, dados de formulários, e por aí vai. No entanto, se isso o desobriga de memorizar as páginas que deseja revistar e facilita o acesso a sites cujo acesso requer login, por exemplo, também expõe sua privacidade aos curiosos de plantão. Então, para evitar surpresas desagradáveis, uma boa ideia é recorrer à navegação anônima (para abrir uma página anônima no Chrome, tecle Ctrl+Shift+n; no IE e no Firefox, Ctrl+Shift+p; para mais detalhes, inclusive sobre como configurar o navegador para adotar essa ação automaticamente, reveja esta postagem).

Observação: A navegação anônima inibe também a gravação de cookies, que são pequenos arquivos gerados pelos sites para monitorar a navegação, quantificar visitas a páginas web, personalizar seu conteúdo conforme o perfil de navegação, internauta, identificar o meio pelo qual ele chegou até elas e quais as seções que mais despertaram seu interesse, mas também podem servir para propósitos escusos.

Se você não se dá bem com a navegação anônima (velhos vícios e maus hábitos costumam ser difíceis de erradicar), habitue-se a excluir essas "informações comprometedoras" regularmente ou, melhor ainda, configure seu navegador para tomar essa providência automaticamente. Veja como:

·        No IE, clique no Menu Ferramentas > Opções da Internet e, na aba Geral, marque a caixa de verificação Excluir histórico de navegação ao sair, clique em Excluir, faça os ajustes desejados, clique novamente em Excluir e reinicie o navegador.

·        No Chrome, digite chrome://chrome/settings/content na barra de endereços e marque a opção Manter dados locais só até você sair do navegador. Se quiser aprimorar a segurança, marque também Bloquear cookies de terceiros e dados do site. Feito isso, role a tela até o final, clique em Concluído e reinicie o navegador (a página em questão permite vários outros ajustes; não deixe de explorá-los, mas não modifique nada se não tiver certeza do que está fazendo).

·        No Firefox, clique no botão Abrir menu (representado por três traços horizontais na extremidade superior direita da janela), selecione Opções, abra o painel Privacidade e, no campo Histórico, em O Firefox deve:, defina Usar minhas configurações. Feito isso, marque o item Limpar dados de navegação ao sair do Firefox, clique em OK e reinicie o navegador (explore os demais ajustes acessíveis via Opções, mas só proceda a alterações se tiver certeza do que está fazendo).

Observação: Embora já tenha sido dito em outras postagens, não custa repetir que, para navegar com total privacidade, o melhor é recorrer ao TOR ou ao ANONYMIZER.

Um ótimo dia a todos.
Postar um comentário