segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

SITES QUE AJUDAM A IDENTIFICAR BOATOS ESPALHADOS ATRAVÉS DA INTERNET

DIGNIDADE NÃO É TER DE SER GRATO A POLÍTICO, MAS SENTIR GRATIDÃO AO BRASIL PELAS OPORTUNIDADES QUE O CRESCIMENTO GERA.

Os hoaxes — ou boatos — não nasceram com a Internet, mas é inegável que a Grande Rede tenha lhe proporcionado o veículo ideal para que passassem a se disseminar de maneira mais rápida e abrangente.

Infelizmente, não se pode acreditar em tudo o que se lê — em alguns casos, nem no que se vê; como diz um velho adágio, “as aparências enganam”. E o pior é que, além de dar por verdade a vasta gama de bobagens divulgadas na Web, muitos internautas contribuem para seu alastramento replicando boatos, factoides e inverdades através de sites, blogs, redes sociais, programas de mensagens instantâneas, correio eletrônico, e por aí afora.


Por exemplo, o fato de Lula ter afirmado recentemente que não existe viva alma mais honesta do que ele não tem o condão de afastar as suspeitas de corrupção que pairam sobre sua “real cabeça”, embora comprove que sua insolência é um boquirroto parlapatão e mentiroso, mas isso já é assunto para a nossa comunidade de política (http://cenario-politico-tupiniquim.link.flog.br/).


Passando ao que interessa, a divulgação de histórias falsas pode ter consequências reais e, em casos extremos, originar ações violentas, de modo que, antes de compartilhar qualquer informação, deve-se verificar sua autenticidade. Afinal, é no mínimo constrangedor a gente replicar alegremente a notícia de que automóveis de luxo e smartphones serão sorteados entre os seguidores que curtirem e compartilharem determinadas publicações do Facebook, para citar um exemplo real e atual, e em seguida ver a notícia desmentida nas redes sociais.


Para separar o joio do trigo, o E-farsas é sopa no mel. O site tem mais de 10 anos de existência e um vasto bando de informações facilmente pesquisáveis sobre a maioria boatos difundidos pela Internet. Outra excelente opção e o Boatos.org, que segue basicamente a mesma linha editorial, embora o conteúdo não seja exatamente o mesmo, de modo que, entre um e outro, o melhor é pesquisar nos dois.


O Verdades e Boatos é um site mantido pela Coca-Cola para elucidar dúvidas e desfazer a boataria espalhada sobre o refrigerante mais consumido em todo o mundo e outros produtos da empresa, enquanto o Fatos e Boatos foca fatos relacionados com a política (no entanto, por ser um site criado pelo Governo Federal e lançado no final de 2015, só mesmo a Velhinha de Taubaté acreditaria piamente nos desmentidos da petralhada.


Era isso aí, pessoal. Até a próxima.
Postar um comentário