quarta-feira, 30 de março de 2016

CORRETOR ORTOGRÁFICO DO WINDOWS 10

JUNTA-TE AOS BONS E SERÁS UM DELES, JUNTA-TE  AOS MAUS E SERÁS PIOR QUE ELES.

Depois da popularização dos PCs e dos processadores de texto, muita gente já nem se lembra mais do tempo em que corrigia erros gráficos com aquelas fitinhas de papel ou vidrinhos de tinta branca, parecidos com os de esmalte de unha. O resultado não era lá uma beleza, mas nem todo mundo podia se dar ao luxo de usar máquinas de escrever mais sofisticadas, que facilitavam o trabalho e apresentavam resultados “limpos”, quase imperceptíveis.

No MS Word, por exemplo, o corretor checa automaticamente tudo o que você digita, e grifa em vermelho os erros de ortografia e em verde as impropriedades gramaticais ― note que é possível comandar manualmente a verificação do texto a qualquer momento, bastando posicionar o cursor no início do bloco desejado (ou do documento) e pressionar F7. Embora isso seja uma mão na roda, é preciso ter em mente que o corretor pode fazer alterações indesejadas ou inapropriadas, capazes até mesmo de mudar o sentido de uma frase. Enfim, se é ruim com ele, é bem pior sem ele, de modo que convém mantê-lo ativo e operante; afinal, mesmo quem domina o idioma não está livre de cometer erros de digitação.

Passando agora ao mote desta postagem, o Windows 8 incorporou um recurso parecido, que foi mantido também no Ten, e funciona nos aplicativos do Windows Store e no navegador padrão do sistema. Para verificar se ele está ativado (e ativá-lo ou desativá-lo, conforme o caso), abra o menu Iniciar, clique em Configurações > Dispositivos e, na coluna esquerda da tela que se abrir, na opção Digitação. Aí é só mover os botõezinhos para a posição desejada.

Vale lembrar que a maioria dos navegadores atuais oferece um corretor ortográfico nativo. O caminho que leva até ele varia conforme o browser, sendo recomendável consultar a ajuda do programa para descobrir como configurá-lo de acordo com as suas preferências.

Um ótimo dia a todos.