sexta-feira, 4 de março de 2016

WINDOWS 10 ― MAIS SOBRE O WINDOWS UPDATE E AS ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS


DO PRATO À BOCA, PERDE-SE A SOPA.

No capítulo anterior desta “novela” sobre o Windows 10, vimos que a Microsoft mudou a política de atualizações do sistema e deixou de oferecer uma maneira simples e intuitiva de inibir as atualizações automáticas do Windows Update. Vimos também que isso pode ser feito pelo Editor de Políticas de Grupo, e como se faz para instalar esse recurso ― que, por padrão, só está disponível no Windows 10 Pro. Ao final, eu adiantei que a próxima etapa mostraria como desativar as atualizações automáticas de uma maneira mais simples, sem que fosse preciso baixar e instalar arquivos adicionais, e é isso que veremos a seguir, mas não sem antes lembrar que, a despeito de as atualizações automáticas nos dispensarem de verificar manualmente a existência de atualizações aplicáveis ao seu sistema, continua sendo possível rodar o Windows Update a qualquer tempo. Para tanto, abrir o menu Iniciar e clicar em Configurações > Atualização e segurança > Windows Update > Verificar se há atualizações

Feita essa observação, vejamos como desativar as atualizações automáticas:

a) Abra o menu Executar, digite “services.msc” (sem as aspas) e tecle Enter (ou clique em OK, tanto faz).

Observação: Desde o Windows 7 que o menu Executar deixou de figurar entre as opções contidas no menu Iniciar, mas podia ser acessado facilmente pelo atalho de teclado Win+R. Isso também vale para o Windows 10, embora seja possível convocar o menu em questão mais facilmente dando um clique direito sobre o botão Iniciar e selecionando a opção respectiva no menu de cortina, que também facilita o acesso a uma série de recursos importantes; não deixe de conferir.

b) Na tela que se abrir (serviços), dê duplo clique sobre o item Windows Update (no final da lista).

c) A janela Propriedades de Windows Update (computador local) se abre por padrão na guia Geral; se não for isso que ocorrer no seu caso, clique no separador correspondente.

d) No campo Status do serviço (na parte inferior da janelinha) e clique no botão Parar; no campo Tipo de inicialização (logo acima), selecione Desativado.

e) Ao final, confirme em OK, feche a janela e reinicie o Windows.

A partir daí, o sistema deixará de receber atualizações automáticas. Para retornar às configurações padrão, basta abrir a tela das Propriedades de Windows Update, clicar no botão Iniciar, ajustar o tipo de inicialização como Automático, confirmar, encerrar e reinicializar Windows.

Observação: Note que também é possível fazer esses ajustes através prompt de comando, mas, por motivos óbvios, eu acho detalhar esse caminho.

No próximo capítulo, veremos como reverter atualizações problemáticas e evitar que elas sejam reinstaladas quando o Windows Update tornar a ser executado. Até lá.       

E COMO HOJE É SEXTA-FEIRA:
  Bom final de semana a todos.