quinta-feira, 17 de março de 2016

WINDOWS 10 ― PESQUISAS E AJUDA

A FRAQUEZA DA FORÇA É ACREDITAR APENAS NA FORÇA.

A caixa de pesquisas do Windows, que fica ao lado do botão Iniciar, foi implementada originalmente no Seven e aprimorada a cada nova edição do sistema. Aliás, numa das primeiras postagens que publiquei no início de 2012, logo após encerrar minha pareceria de quase uma década com o velho XP, eu defini esse recurso como “melhor que um oráculo, cujas respostas precisam ser interpretadas corretamente para fazer algum sentido”.

No Windows 10, além de localizar arquivos, pastas e aplicativos no HD e realizar pesquisas na Web, a caixa “Pesquisar na Web e no Windows” substitui o menu Ajuda. Já existia algo parecido nos Windows 8 e 8.1, mas a versão presente na nova edição do sistema, além de ser mais bonita e prática, funciona de forma independente do menu Iniciar.

Para realizar as buscas, você tanto pode digitar uma palavra-chave quanto escrever uma pergunta ― perguntas frequentes sobre o Windows contam com respostas prontas; escreva, por exemplo, como excluir meu histórico de navegação? ou como usar várias áreas de trabalho no Windows 10? e confira o resultado.

Observação: Se as sugestões apresentadas não resolverem seu problema, obtenha mais informações na página de suporte do Windows 10.

Clique dentro da caixa para abrir um menu com as opções APLICATIVOS, CONFIGURAÇÕES, ARQUIVOS E WEB. Clique sobre cada uma delas para explorar suas diversas possibilidades ― ou digite o termo-chave adequado e esquadrinhe as sugestões apresentadas, agrupadas por categorias. Clique em Meus itens e confira os resultados para arquivos, aplicativos, configurações, fotos, vídeos e músicas em seu computador e no OneDrive, ou em Web para fazer uma pesquisa online.

A caixa de pesquisas, como quase tudo mais na interface gráfica do Windows, pode ser personalizada ao gosto do usuário. Para tanto, clique no ícone das três barras horizontais (no canto superior esquerdo da coluna) e selecione a opção “Configurações”.

Dica: Se você não gosta da forma como a caixa de pesquisas é exibida, clique num ponto vazio da barra de ferramentas e na opção Pesquisar do menu suspenso. Feito isso, você poderá alterar a configuração padrão (Mostrar caixa de pesquisa) e ocultar a caixa (selecionando a opção Oculto) ou substituí-la pelo ícone da lupa (marcando a opção Mostrar ícone de pesquisa).

Amanhã tem mais, pessoal. Abraços e até lá.
Postar um comentário