quarta-feira, 6 de abril de 2016

ANÚNCIOS IMPORTANTES QUE A MICROSOFT FEZ DURANTE O BUILD 2016

MUITOS CONHECIDOS, POUCOS AMIGOS.

Apesar de ser um evento dedicado a desenvolvedores, a conferência Build da Microsoft sempre revela novidades para o consumidor final e notícias sobre o futuro do Windows e demais produtos da empresa. A edição deste ano, realizada entre 30 de março e 1º de abril em São Francisco, não foi exceção. Dentre outras coisas, vale destacar que:

― Depois de anunciar, no final do ano passado, que o Windows 10 já rodava em 200 milhões de aparelhos, a Microsoft deu conta de que mais 70 milhões de usuários haviam migrado para o novo sistema, superando, assim, qualquer outra edição lançada anteriormente e tornando o Ten o sistema mais rapidamente adotado em toda a história da empresa.

―A tão esperada atualização “Redstone” foi batizada oficialmente de Windows 10 Anniversary Update, e será lançada ― e disponibilizada gratuitamente a todos os usuários do sistema ― ainda neste trimestre. Dentre outras novidades, será possível definir uma espécie de área de trabalho “a tinta”, com ferramentas e aplicativos que oferecem suporte para a caneta, permitindo desenhar linhas entre dois pontos para saber a distância real entre eles, bem como a criação de notas baseadas em lembretes escritos anteriormente, por exemplo. A atualização também estende a funcionalidade do Windows Hello ao navegador Edge e apps disponíveis no Windows Store, permitindo o uso de biometria para autenticar a entrada em aplicativos e serviços compatíveis com o recurso.

― A Microsoft está lançando também uma nova ferramenta de conversão que transforma o software Win32 (leia-se desktop tradicional) ― incluindo games ― em uma plataforma universal de aplicativos com suporte para Live Tiles, atualizações automáticas através da Windows Store e muito mais. Um dos grandes atrativos de aplicativos universais é que eles rodarão em qualquer plataforma alimentada pelo Windows 10 – PCs, telefones, etc.

― A assistente pessoal Cortana, revelada no Windows 10, está prestes a ficar mais inteligente e mais acessível para conversar, dado o desenvolvimento de mais utilidades e aprimoramento da consciência contextual, incluindo mais ações proativas onde ela se oferece para realizar tarefas mesmo sem ser solicitada, além de aumentar seu poder de linguagem natural (a Microsoft não confirmou quando os novos recursos estarão disponíveis, mas tudo indica que isso acontecerá já na atualização de aniversário).

Enfim, vamos acompanhar para ver que bicho vai dar.

(Postagem criada com base em informações do site Computerworld).