quarta-feira, 27 de abril de 2016

AVISO AOS NAVEGANTES



BETTER THE DEVIL YE KEN, THAN THE DEVIL YE DON'T 

Numa lamentável reprise do episódio ocorrido em 18 de fevereiro passado, este Blog esteve fora do ar desde o início da manhã até por volta dez horas da noite de ontem. O motivo: “supostas violações dos termos do serviço”, conforme email que recebi da equipe do Blogger logo cedo.

Ocorrências dessa natureza são consideradas “comuns” em serviços gratuitos, mas é lamentável que uma empresa como o Google ― responsável pelo Blogger e pelo domínio Blogspot ― não seja mais amigável em situações que tais. Além da mensagem retro citada e da informação de que, se eu não solucionasse o suposto problema (a alegação foi de suspeita de phishing), meu URL seria cancelado definitivamente em 89 dias, não recebi qualquer informação adicional dando conta da postagem supostamente "contaminada" que teria  “violado os temos do serviço”, nem tampouco me foi explicado como eu deveria fazer para editar o Blog e remover o conteúdo problemático se já não tinha mais acesso ao meu espaço.

Relembro que criei este sítio em setembro de 2006, com a finalidade precípua de obter elementos para a elaboração do volume 11 da Coleção Guia Fácil Informática ― BLOGS & WEBSITES ―, fruto de uma parceria com o designer gráfico Robério Gonçalves e publicado pela Editora Online. Como eu pretendia tirá-lo do ar assim que o livro fosse lançado, achei mais prático e econômico hospedá-lo gratuitamente no Blogspot. No entanto, o incentivo carinhoso de alguns leitores me demoveu dessa decisão, e hoje, quase uma década depois e com cerca de 2.500 postagens publicadas, a remoção do URL sem prévio aviso poria a perder um acervo monumental de informações ―  que me deu um bocado de trabalho para reunir.

Ainda que eu disponha já há algum tempo de um domínio pessoal, a ideia de transferir o site para ele jamais me atraiu, devido à trabalheira insana que exigiria, notadamente devido ao grande número de publicações envolvidas no processo. Agora eu fico pensando se não deveria ter feito isso, ou, alternativamente, migrado para o WordPress, que também não é perfeito, mas é muito bem-conceituado pelos usuários. 

Como diz um velho ditado, BETTER THE DEVIL YE KEN, THAN THE DEVIL YE DON'T ― numa tradução livre, isso quer dizer “melhor ficar com o diabo que já conhecemos”. Assim, só me resta lamentar o ocorrido e contar com a compreensão de todos que eventualmente tentaram acessar o Blog e se depararam com a mensagem de que ele havia sido removido. Hoje, felizmente, tudo voltou a ser como antes no Quartel de Abrantes.

Abraços e até mais ler.  
Postar um comentário