quarta-feira, 11 de maio de 2016

MODO NARRADOR NO WINDOWS 10

O PODER EMBRIAGA, OBSCURECE O JUÍZO E ENCHE SEU DETENTOR DE VAIDADE.

Configurar o PC para torna-lo mais acessível fica mais fácil a cada nova edição do Windows. Um bom exemplo é o modo narrador, disponível no Ten, que permite ao usuário ouvir descrições faladas de elementos na tela, como texto, botões, etc.
Para habilitar o recurso em questão, clique no botão Iniciar > Configurações > Facilidade de acesso e selecione a opção Narrador (se necessário, pois, por padrão, ela é aberta automaticamente).

Na tela do Narrador, é possível ativar ou desativar o recurso, escolher uma voz (há opções em português e inglês), ajustar a velocidade e a densidade da narração, definir aquilo que você deseja ouvir (caracteres digitados, palavras digitadas, etc.) e fazer diversos ajustes adicionais que, por intuitivos, dispensam maiores considerações.

Dentre outras funcionalidades, o Narrador lê em voz alta o texto exibido na tela e descreve eventos ― tais como notificações ou compromissos do calendário ―, permitindo até mesmo operar o computador sem um monitor de vídeo.

Observação: Para iniciar ou fechar o Narrador de maneira mais fácil e rápida, pressione a combinação de teclas Windows + Enter. Para ver uma lista completa dos atalhos reconhecidos pela ferramenta, clique neste link, selecione Atalhos de teclado no Windows e na opção Atalhos de teclado do Narrador.

Cumpre salientar que a ferramenta em apreço foi implementada originalmente no Windows 8, aprimorada no Ten e melhorada a cada nova atualização. As novidades chegam primeiro para os participantes do Windows Insider, mas logo passam a contemplar também os “usuários comuns”. Todavia, convém não se apressar. Afinal, os moinhos dos deuses moem devagar, mas produzem a melhor farinha.

Abraços e até a próxima. 

Postar um comentário