Fazer uma busca a partir de duas ou mais palavras entre aspas (como “dicas de informática”, por exemplo) aumenta as chances de a resposta desejada estar entre as primeiras, pois o buscador irá procurar ocorrências que incluam todas as palavras na ordem em que você as digitou.

Observação: Colocar o sinal de adição (+) antes de uma palavra – sem separá-lo por um espaço – faz o mesmo efeito, ou seja, informa ao serviço que você está buscando resultados idênticos àquilo que digitou.

Para filtrar ocorrências que excluam determinado termo, você digitar antes desse termo (sem espaço) um sinal de subtração (-). Assim, dicas -informática irá lhe retornar sugestões de dicas as mais variadas, mas sem incluir aquelas que se relacionam com informática.

Observação: O sinal de menos deve ser precedido de um espaço, mas digitado imediatamente antes da palavra que você deseja excluir da busca. Assim, se você escrever “couve-flor”, por exemplo, o hífen não será interpretado como um símbolo de exclusão, mas se grafar couve -flor, o buscador levará em conta ocorrências de couve em páginas que não apresentam a palavra flor. Note que o sinal de menos pode ser usado para excluir mais do que palavras (você pode colocá-lo antes do operador "site:", por exemplo (sem espaço), para excluir um site específico dos resultados de pesquisa.

Embora o buscador não faça distinção entre letras maiúsculas e minúsculas (dá na mesma escrever JARDINAGEM, jardinagem ou Jardinagem), convém grafar as palavras no singular e com os respectivos acentos gráficos, pois o sistema se encarregará de oferecer também eventuais sugestões no plural e sem acentos.

O asterisco (*) é um recurso pouco conhecido, mas muito útil: incluí-lo numa consulta leva o Google a considerá-lo como um espaço reservado para termos desconhecidos e a exibir os resultados mais adequados (por exemplo, digitar “* ganhou Oscar de *”, por exemplo, retornará resultados sobre diferentes ganhadores do Oscar.

Outro aliado valioso, mas igualmente pouco utilizado, é o operador OR. Se você pesquisar, por exemplo, “campeão brasileiro 1994 OR 2005”, o serviço retornará resultados sobre qualquer um desses anos (note que OR deve ser digitado em letras maiúsculas), ao passo que se escrever simplesmente “campeão brasileiro 1994 2005” (sem o operador OR), os links ficarão restritos a ocorrências que incluam ambos os anos na mesma página.

O cifrão ($) é usado para indicar preços (“Nikon 400” e “Nikon $400” trarão resultados diferentes), e a união de duas palavras por hífen (-) pode sinalizar ao programa que elas estão intimamente relacionadas (desde que não haja espaço antes ou depois do hífen, pois, nesse caso, ele será interpretado como sinal de subtração).

Se você deseja pesquisar fones bluetooth, mas não sabe se termos similares ― como fone de ouvido, headphone, headset e tantos outros ― serão levados em conta, use o til (~), ou seja, digite bluetooth ~fone de ouvido e o Google incluirá os termos similares nos resultados.

Nem sempre a busca interna de determinados sites funciona direito (como é o caso do campo pesquisar aqui da nossa rede), mas você pode pedir ao Google para limitar as buscas a determinado site usando o termo desejado e a expressão site:endereço do site. Para buscar receitas de filé na nossa comunidade de culinária, por exemplo, digite filé site:acepipes-guloseimas-e-companhia.link.blog.br/.

Por hoje é só, pessoal. Amanhã tem mais.