quinta-feira, 28 de julho de 2016

DE VOLTA AOS PROGRAMINHAS POTENCIALMENTE INDESEJÁVEIS

LAMENTAR O QUE NÃO TEMOS É DESPERDIÇAR O QUE JÁ POSSUÍMOS.

Como eu já disse em diversas oportunidades ― e torno a repetir em atenção aos recém-chegados ― cada vez mais desenvolvedores de software vêm embutindo programinhas potencialmente indesejados (PUPs) em seus produtos, de modo que ninguém está livre de abrir o navegador e se deparar, por exemplo, com uma nova barra de tarefas, uma página inicial estranha e/ou um buscador diferente daquele que utilizava até então.

Diante desse cenário pouco alvissareiro, convém tomar muito cuidado ao navegar na Web e, principalmente, baixar aplicativos ─ faça-o sempre que possível a partir do site do fabricante e acompanhe atentamente o passo a passo da instalação, pois costuma ser bem mais fácil remover aditivos cabulosos a posteriori; em certos casos, é preciso desinstalar o programa principal para se livrar dos acessórios (acesse meu Blog e faça uma busca para saber como o NINITE e o UNCHECKY podem prevenir essas dores de cabeça).

O BAIDU e seus complementos (PC FASTER, SPARK BROWSER, HAO 123 e companhia) são bons exemplos de PUPs ─ não pela finalidade malévola, coisa que eles não têm, mas pela estratégia invasiva adotada pelo desenvolvedor para aumentar sua base de usuários. Então, se você não quer experimentar a milenar sabedoria chinesa travestida de software, tente primeiramente proceder à desinstalação da maneira convencional ─ no Windows 10, dê um clique direito no botão Iniciar, selecione Painel de Controle e, em Programas, clique no link Desinstalar um programa ― ou recorra a ferramentas como o Revo Uninstaller ou o IObit Uninstaller, que fazem um serviço mais aprimorado. Em seguida, execute o CCleaner, o Advanced System Care ou qualquer outra boa suíte de manutenção para eliminar as inevitáveis sobras no disco rígido e no Registro do Windows (repita esses passos para remover qualquer outro produto da Baidu que porventura tenha sido instalado sub-repticiamente no seu PC).

Observação: Caso não consiga localizar o Baidu na lista de aplicativos do Painel de Controle ou do desinstalador que você estiver utilizando, experimente dar um clique direito na entrada criada em Todos os Programas e, no menu suspenso, selecionar a opção Abrir Local do Arquivo, clicar em Uninstall. Feito isso, basta seguir as instruções na tela e, ao final, eliminar as possíveis sobras da maneira sugerida linhas atrás.

Para checar se o sistema foi tomado por PUPs, faça uma varredura com o AdwCleaner, que localiza e remove adwares, hijackers, barras de ferramenta não solicitadas e que tais. Adicionalmente, faça uma revisão nos complementos instalados no seu navegador (ou navegadores, se houver mais de um) e desabilite ― ou remova definitivamente ― os que lhe parecerem estranhos ou simplesmente inúteis. No Chrome, clique no botão que exibe três barrinhas horizontais paralelas, à direita da barra de endereços, e em Configurações > Extensões; no IE, clique no ícone da engrenagem, no canto superior direito da janela, e selecione a opção Gerenciar Complementos; no Firefox, clique no botão semelhante ao do Chrome e selecione a opção Complementos.

Boa sorte e até a próxima.