quinta-feira, 14 de julho de 2016

NOVO GOLPE VIA WHATSAPP

QUEM NÃO SE REPETE? ATÉ O SOL SE REPETE. A REPETIÇÃO É A GRAÇA DAS RIMAS, A OBRIGAÇÃO DOS RELÓGIOS, A RAZÃO DE SER DOS RITMOS.

Segundo o site de tecnologia Oficina da Net, um novo golpe contra usuários do WhatsApp promete exibir aos usuários os nomes de quem visitou seu perfil ― o que, para muitos, é uma perspectiva irresistível.

Conforme explica a empresa de segurança Kaspersky, esse malware utiliza a mesma técnica de engenharia social usada na maioria das campanhas maliciosas que são disseminadas pelo aplicativo. A isca, nesse caso específico, é a “ativação” de um recurso que permite ao usuário descobrir quem visitou seu perfil.

Os golpistas enviam uma mensagem com uma chamada tentadora, como quem visitou o seu perfil no WhatsApp, ou sabe quem xeretou seu perfil?  Ao clicar no link, o usuário acessa uma página onde o falso recurso é oferecido a quem reencaminhar o “convite” a 10 de seus contatos (ou três grupos). Todavia, após seguir os passos indicados, em vez de visualizar a lista de quem visitou seu perfil, o usuário é conduzido a sites de propaganda contendo inúmeras “oportunidades”.

Em síntese, trata-se de um golpe via engenharia social que se aproveita da popularidade do WhatsApp para promover serviços pagos e induzir as vítimas a assinar o respectivo conteúdo.

Observação: Devido à sua grande popularidade, o WhatsApp se tornou uma ferramenta valiosa para a bandidagem digital, que vem se esmerando em criar engôdos baseados no aplicativo, que vão de mensagens prometendo de cupons de desconto a “novas versões do programa”, cuja instalação deixa o aparelho vulnerável (veja 3 exemplos neste clipe de vídeo).

Fique esperto. Afinal, cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.