Diante do conturbado cenário político nacional, muito se discute sobre a lisura das notícias publicadas na mídia e replicadas nas redes sociais por pessoas tanto favoráveis quanto contrárias ao impeachment de Dilma, ao PT, ao governo interino, à cassação de Cunha, à perspectiva de o “capo di tutti capi” terminar seus dias na cadeia, e por aí afora. Isso me faz lembrar das famosas TRÊS PENEIRAS SOCRÁTICAS (verdade, bondade e necessidade), reproduzidas a seguir como uma anedota cuja moral eu reputo lapidar. Confira:

Na Grécia antiga, um homem correu para contar a Sócrates uma fofoca sobre Diógenes.
― Antes de me contar ― interrompeu o filósofo ―, você tem certeza do que o que está prestes a dizer é verdade?
― Não ― admitiu o homem.
― O que vai me contar sobre Diógenes é algo bom?
― Não, mas ele...
― Essa notícia irá me beneficiar?
― Não, mas Diógenes...
― Se o que você quer me contar não é verdade, não é bom e nem me traz benefício algum, por que então me contar?
 

O homem se afastou envergonhado e, assim, SÓCRATES JAMAIS FICOU SABENDO QUE SUA ESPOSA ESTAVA TENDO UM CASO COM DIÓGENES.
Para concluir, mais uma pérola: A VERDADE TEM TRÊS ESTÁGIOS: NO PRIMEIRO, ELA É RIDICULARIZADA, NO SEGUNDO, REJEITADA COM VIOLÊNCIA, E NO TERCEIRO, ACEITA COMO SENDO EVIDENTE POR SI MESMA. Pena que os petistas não vão além do segundo.

Bom final de semana a todos.