segunda-feira, 25 de julho de 2016

SAIBA MAIS SOBRE ANTIVÍRUS PARA SMARTPHONES E CONHEÇA AS MELHORES OPÇÕES PARA O SEU APARELHO


SEM PAIXÃO NÃO DÁ NEM PARA CHUPAR PICOLÉ.

Quem acompanha minhas postagens sabe que os smartphones são computadores móveis de tamanho reduzido, ou seja, “portáteis de verdade”, e  que o fato de os usarmos cada vez mais em tarefas que até pouco tempo atrás realizávamos no computador de casa ou do escritório ― como transações bancárias e compras online, acesso a emails e outras aplicações que requerem logon mediante senha e informação de dados sigilosos, como o número do cartão de crédito ― fez crescer os olhos dos cibercriminosos. 

Tomando por base o Android ― sistema presente na esmagadora maioria dos smartphones e tablets disponíveis no mercado ―, o número de malwares cresceu espantosos 3.300% entre 2008 (ano em que esse sistema foi lançado pelo Google) e 2014. Felizmente, a oferta de apps antivírus e assemelhados também cresceu, embora a gama de opções ainda não seja tão extensa quanto a das ferramentas voltadas a usuários do Windows. Seja como for, a dezenas de opções, entre pagas e gratuitas, como as que eu destaco a seguir. Confira.

O ESET Mobile Security & Antivirus passou com louvor na avaliação do AVTEST. A versão 3.0 barrou 99,94% das 3.077 amostras a que foi submetida, obtendo nota máxima no quesito “proteção”, além de não impactar significativamente o desempenho do aparelho ou a autonomia da bateria, e de se sair muito bem na identificação de apps maliciosos sem brindar o usuário com falsos positivos durante a instalação de programas legítimos (para mais informações e download, clique aqui).

O Norton Mobile Security, da festejada Symantec, também é uma excelente opção. Nos testes, ele conseguiu barrar 99,97% das amostras de pragas e se saiu muito bem na identificação de apps maliciosos, além de não acarretar lentidão ao sistema e nem comprometer a autonomia da bateria (para mais detalhes e download, siga este link).

Outra opção digna de nota é o Kaspersky Internet Security ― aliás, a versão para desktops é considerada excelente pela maioria dos especialistas em segurança digital, de modo que seria de se esperar a mesma excelência da variação “mobile” (para conhecer melhor os recursos do aplicativo e baixa-lo para seu smartphone, acesse este link).

Por hoje é só, pessoal. Espero ter ajudado.