sexta-feira, 12 de agosto de 2016

AINDA SOBRE O UPDATE DE ANIVERSÁRIO DO WINDOWS 10

NÃO HÁ NADA QUE FAZER PELO SER HUMANO: O HOMEM JÁ FRACASSOU.

Conforme eu comentei dias atrás, o tão esperado update de aniversário do Windows 10 pode se tornar um “presente de grego”. Quando eu instalei a atualização via Windows Update, meu PC entrou em loop infinito durante uma das (várias) reinicializações exigidas pelo processo, o que me obrigou a forçar 3 boots seguidos para tentar recuperar a instalação).

Observação: Só depois desse episódio que me dei conta de que a restauração do sistema estava ativa, mas sem espaço algum configurado para armazenar os pontos. Felizmente, meu sistema foi capaz de reverter ao “status quo ante” sem a ajuda dessa “tábua de salvação” ― que eu me apressei a ajustar em meus dois PCs com Windows 10 (curiosamente, a máquina da Dell, cujo upgrade para o Ten eu havia feito na semana passada, para não perder o prazo de gratuidade, estava exatamente do mesmo jeito).

O fato é que muita gente além de mim teve problemas com o update de aniversário, como dão conta os comentários deixados na postagem que publiquei na Microsoft Community (clique aqui para mais detalhes). Sobre esse assunto, aliás, vale a pena ler o que diz Woody Leonhard, editor sênior da InfoWorld, neste artigo).

Volto agora ao assunto porque recebi de Luis Paulo Lima, moderador da Microsoft Community, as instruções que reproduzo a seguir ― vale frisar que ainda não tive oportunidade de segui-las; se você quiser tentar, faça-o por sua conta e risco, e não sem antes criar um backup dos seus arquivos importantes e um ponto de restauração do sistema. Dito isso, passemos ao tutorial:

Etapa 1: Execute ferramentas de reparação Dism e Scannow (ferramentas de diagnóstico nativas do Windows que auxiliam no reparo da imagem do sistema).

Pressione as teclas Windows + X, selecione Prompt de comando (Admin), copie e cole os comandos abaixo e dê Enter depois de cada um deles.
Sfc /ScanNow
Dism /Online /Cleanup-image /RestoreHealth
Feito isso, veja se a anormalidade se repete. Caso afirmativo, passe para a etapa seguinte.

Etapa 2: Dê um boot limpo (esse procedimento serve para determinar se algum app em segundo plano está interferindo no sistema).

Digite msconfig na caixa de diálogo do menu Executar e clique em Ok. Na tela das Configuração do Sistema, clique na aba serviços. Na parte inferior da tela, marque a caixa Ocultar todos os serviços Microsoft e clique Desativar tudo. Clique na aba Inicialização de programas e em Abrir gerenciador de tarefas. Na aba inicializar, desabilite todos os programas que não-Microsoft, feche o gerenciador, clique ok em configuração do sistema e reinicie o computador se solicitado. 

NOTA:Este procedimento desabilita todos serviços e programas de terceiros., Se o problema for solucionado desta forma, você pode posteriormente habilitar os programas e serviços que serão inicializados com o Windows seletivamente, um de cada vez. Se o problema tornar a acontecer após determinado serviço ou programa ser reativado, você encontrou o responsável e, portanto, dever desinstalá-lo. 

Etapa 3: Adicionar Um Valor Na Chave de Registro.

Torne a abrir o menu Executar, digite Regedit, tecle Enter, localize e clique na subchave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\System. No menu Editar, aponte para Novo, clique em DWORD Value, digite CopyFileBufferedSynchronousIo e pressione Enter. Dê um clique direito em CopyFileBufferedSynchronousIo, clique em Modificar, e, na caixa Dados do valor, digite 1, clique em OK e saia do Editor do Registro.

Etapa 4: Altere o Registro do Windows.

Após atualizar os drivers, digite notepad na caixa de diálogo do menu Executar e tecle Enter. No bloco de notas, cole os comandos abaixo: 
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsUpdate\UX]
"IsConvergedUpdateStackEnabled"=dword:00000000
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsUpdate\UX\Settings]
"UxOption"=dword:00000000
Salve o arquivo na área de trabalho como registro.reg e dê duplo clique sobre ele (para que novos valores sejam inseridos no registro). Se ocorrer algum tipo de erro, torne a abrir o Prompt de comando (Admin) e execute os comandos abaixo:  
Reg Add “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsUpdate\UX” /v IsConvergedUpdateStackEnabled /t REG_DWORD /d 0 /f e pressione Enter
Reg Add “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Mic e pressione Enter.

Feito isso, siga o link http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209, baixe a ferramenta de atualização e, ao final, clique em "Atualizar este PC agora".

Observação: Caso queira postergar o update de aniversário do Windows 10 para não fazer como os pioneiros e ser reconhecido pela flecha espetada no peito, siga este link para  ver como evitar que atualização seja disparada automaticamente no seu computador. Lembre-se: em rio que tem piranha, jacaré nada de costas, e cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém. 

E como hoje é sexta-feira:

Um avião em pane levava 5 passageiros, mas dispunha de apenas 4 paraquedas. O primeiro passageiro disse: 
― Eu sou Pelé, o maior ídolo do futebol de todos os tempos, e o mundo precisa de mim.
Ato contínuo, vestiu o primeiro paraquedas e pulou do avião.
A segunda passageira era Hillary Clinton, que disse:
― Eu sou a próxima presidente dos EUA e, portanto, não posso morrer.
Então, ela pegou o segundo paraquedas e saltou.
O terceiro passageiro era Lula, que disse:
― Eu fui presidente mais esperto da história, e o povo ainda acredita que sou a alma viva mais honesta do Brasil. Também não posso morrer.
Dito isso, o abominável molusco de nove dedos vestiu o terceiro paraquedas e saltou.
O quarto passageiro era o Papa, que disse à última passageira, uma garotinha de 10 anos de idade:
― Eu sou o líder da maior Igreja do mundo, mas estou velho e já cumpri minha missão. Vou abrir mão dos poucos anos que me restam e deixar você saltar com o último paraquedas.
E a menininha respondeu:
― Relaxa, Santidade, ainda restam dois paraquedas. Aquela besta que se achava o presidente mais inteligente da história e a alma viva mais honesta do Brasil saltou com a minha mochila.

Um ótimo final de semana a todos.

2 comentários:

Martha disse...

Oi Fernando
Adorei a piada!!!!!
Demais.....só rindo muito!!!!!
Excelente post!!!
Apesar de ter dado tudo certo , vou copiar as orientações dadas pela MS em caso de necessidade....
Espero que tudo se resolva logo pra vc....
Bjs e obrigada sempre!!!!!

Fernando Melis disse...

Oi, Martha.
O que abunda não excede, naturalmente. Como eu sempre digo, melhor ter e não precisar do que precisar e não ter (risos).
Enfim, depois de executar as duas primeiras etapas sugeridas no post, fazer o download da ferramenta de criação de mídia da Microsoft e disparar a atualização, a coisa deu sinais de que iria bem (a partir de mensagens na tela que não foram exibidas na vez anterior), mas acabou travando no segundo reboot.
Dentro de toda a desgraça, desta vez foi exibida uma mensagem de erro dando conta da falha (que não apareceu na oportunidade anterior), que me despertou uma forte suspeita, mas que não quero antecipar sem antes tentar novamente reinstalar esse bendito presente de grego. Todavia, para testar minhas convicções, vou atualizar primeiro o note da Dell. Se rolar, terei evidências (ainda que não certezas) de que estou no caminho certo, e aí voltarei a concentrar minha atenção no all-in-one.
Depois eu lhe conto o resultado.
Beijos e um ótimo f.d.s. para você, minha cara.