sexta-feira, 12 de agosto de 2016

AINDA SOBRE O UPDATE DE ANIVERSÁRIO DO WINDOWS 10

NÃO HÁ NADA QUE FAZER PELO SER HUMANO: O HOMEM JÁ FRACASSOU.

Conforme eu comentei dias atrás, o tão esperado update de aniversário do Windows 10 pode se tornar um “presente de grego”. Quando eu instalei a atualização via Windows Update, meu PC entrou em loop infinito durante uma das (várias) reinicializações exigidas pelo processo, o que me obrigou a forçar 3 boots seguidos para tentar recuperar a instalação).

Observação: Só depois desse episódio que me dei conta de que a restauração do sistema estava ativa, mas sem espaço algum configurado para armazenar os pontos. Felizmente, meu sistema foi capaz de reverter ao “status quo ante” sem a ajuda dessa “tábua de salvação” ― que eu me apressei a ajustar em meus dois PCs com Windows 10 (curiosamente, a máquina da Dell, cujo upgrade para o Ten eu havia feito na semana passada, para não perder o prazo de gratuidade, estava exatamente do mesmo jeito).

O fato é que muita gente além de mim teve problemas com o update de aniversário, como dão conta os comentários deixados na postagem que publiquei na Microsoft Community (clique aqui para mais detalhes). Sobre esse assunto, aliás, vale a pena ler o que diz Woody Leonhard, editor sênior da InfoWorld, neste artigo).

Volto agora ao assunto porque recebi de Luis Paulo Lima, moderador da Microsoft Community, as instruções que reproduzo a seguir ― vale frisar que ainda não tive oportunidade de segui-las; se você quiser tentar, faça-o por sua conta e risco, e não sem antes criar um backup dos seus arquivos importantes e um ponto de restauração do sistema. Dito isso, passemos ao tutorial:

Etapa 1: Execute ferramentas de reparação Dism e Scannow (ferramentas de diagnóstico nativas do Windows que auxiliam no reparo da imagem do sistema).

Pressione as teclas Windows + X, selecione Prompt de comando (Admin), copie e cole os comandos abaixo e dê Enter depois de cada um deles.
Sfc /ScanNow
Dism /Online /Cleanup-image /RestoreHealth
Feito isso, veja se a anormalidade se repete. Caso afirmativo, passe para a etapa seguinte.

Etapa 2: Dê um boot limpo (esse procedimento serve para determinar se algum app em segundo plano está interferindo no sistema).

Digite msconfig na caixa de diálogo do menu Executar e clique em Ok. Na tela das Configuração do Sistema, clique na aba serviços. Na parte inferior da tela, marque a caixa Ocultar todos os serviços Microsoft e clique Desativar tudo. Clique na aba Inicialização de programas e em Abrir gerenciador de tarefas. Na aba inicializar, desabilite todos os programas que não-Microsoft, feche o gerenciador, clique ok em configuração do sistema e reinicie o computador se solicitado. 

NOTA:Este procedimento desabilita todos serviços e programas de terceiros., Se o problema for solucionado desta forma, você pode posteriormente habilitar os programas e serviços que serão inicializados com o Windows seletivamente, um de cada vez. Se o problema tornar a acontecer após determinado serviço ou programa ser reativado, você encontrou o responsável e, portanto, dever desinstalá-lo. 

Etapa 3: Adicionar Um Valor Na Chave de Registro.

Torne a abrir o menu Executar, digite Regedit, tecle Enter, localize e clique na subchave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\System. No menu Editar, aponte para Novo, clique em DWORD Value, digite CopyFileBufferedSynchronousIo e pressione Enter. Dê um clique direito em CopyFileBufferedSynchronousIo, clique em Modificar, e, na caixa Dados do valor, digite 1, clique em OK e saia do Editor do Registro.

Etapa 4: Altere o Registro do Windows.

Após atualizar os drivers, digite notepad na caixa de diálogo do menu Executar e tecle Enter. No bloco de notas, cole os comandos abaixo: 
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsUpdate\UX]
"IsConvergedUpdateStackEnabled"=dword:00000000
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsUpdate\UX\Settings]
"UxOption"=dword:00000000
Salve o arquivo na área de trabalho como registro.reg e dê duplo clique sobre ele (para que novos valores sejam inseridos no registro). Se ocorrer algum tipo de erro, torne a abrir o Prompt de comando (Admin) e execute os comandos abaixo:  
Reg Add “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsUpdate\UX” /v IsConvergedUpdateStackEnabled /t REG_DWORD /d 0 /f e pressione Enter
Reg Add “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Mic e pressione Enter.

Feito isso, siga o link http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209, baixe a ferramenta de atualização e, ao final, clique em "Atualizar este PC agora".

Observação: Caso queira postergar o update de aniversário do Windows 10 para não fazer como os pioneiros e ser reconhecido pela flecha espetada no peito, siga este link para  ver como evitar que atualização seja disparada automaticamente no seu computador. Lembre-se: em rio que tem piranha, jacaré nada de costas, e cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém. 

E como hoje é sexta-feira:

Um avião em pane levava 5 passageiros, mas dispunha de apenas 4 paraquedas. O primeiro passageiro disse: 
― Eu sou Pelé, o maior ídolo do futebol de todos os tempos, e o mundo precisa de mim.
Ato contínuo, vestiu o primeiro paraquedas e pulou do avião.
A segunda passageira era Hillary Clinton, que disse:
― Eu sou a próxima presidente dos EUA e, portanto, não posso morrer.
Então, ela pegou o segundo paraquedas e saltou.
O terceiro passageiro era Lula, que disse:
― Eu fui presidente mais esperto da história, e o povo ainda acredita que sou a alma viva mais honesta do Brasil. Também não posso morrer.
Dito isso, o abominável molusco de nove dedos vestiu o terceiro paraquedas e saltou.
O quarto passageiro era o Papa, que disse à última passageira, uma garotinha de 10 anos de idade:
― Eu sou o líder da maior Igreja do mundo, mas estou velho e já cumpri minha missão. Vou abrir mão dos poucos anos que me restam e deixar você saltar com o último paraquedas.
E a menininha respondeu:
― Relaxa, Santidade, ainda restam dois paraquedas. Aquela besta que se achava o presidente mais inteligente da história e a alma viva mais honesta do Brasil saltou com a minha mochila.

Um ótimo final de semana a todos.