terça-feira, 23 de agosto de 2016

IMAGEM INVERTIDA NA TELA DO MONITOR

AO RICO NÃO FALTES, AO POBRE NÃO PROMETAS.

Oito anos atrás, eu publiquei aqui no blog uma postagem sobre uma inesperada inversão da imagem na tela do monitor do PC, cujo teor transcrevo a seguir:

Talvez não seja uma situação muito comum, mas pode acontecer de alguém desconfigurar acidentalmente o computador e fazer com que as imagens no monitor sejam exibidas de cabeça para baixo.
Para solucionar esse problema, experimente clicar com o botão direito do mouse num ponto vazio da Área de Trabalho, escolher Propriedades e, nas configurações avançadas do quadro das Propriedades de Vídeo, localizar o comando Rotacionar ― ou algo parecido, porque o nome pode variar conforme a marca e modelo da placa gráfica.

Uma alternativa mais simples (que pode ou não funcionar, dependendo também da marca e do modelo da placa) consiste simplesmente em manter pressionadas as teclas Ctrl+Alt e teclar as setas direcionais até que a imagem volte a ser exibida normalmente.

Volto agora ao assunto porque as edições mais recentes do Windows facilitam esse ajuste. No Ten (e acho que também no Seven e no Eight), você pode acessar o comando responsável pela rotação dando um clique direito num ponto vazio da área de trabalho e, no menu suspenso, selecionando Opções gráficas > Rotação. Feito isso, basta escolher uma das possibilidades oferecidas por padrão ― Girar para 0, 90, 180 ou 270 graus. Note que, com a tela rotacionada, operar o mouse fica mais difícil. Então, tente primeiro resolver o problema utilizando a alternativa sugerida no parágrafo anterior.

Abraços e até mais ler.