segunda-feira, 1 de agosto de 2016

SEGURANÇA ― VEJA COMO SABER SE SEU FORNO DE MICRO-ONDAS ESTÁ VAZANDO



SÓ PERCEBEMOS O VALOR DA ÁGUA DEPOIS QUE A FONTE SECA.

Fornos de micro-ondas aquecem os alimentos mediante a irradiação de ondas eletromagnéticas (com frequência de 2450 MHz) que atuam sobre as partículas de água, mas não fazem vibrar as moléculas do vidro ou plástico dos recipientes, que permanecem relativamente frios, embora possam aquecer por condução. Devido à alta porcentagem de água do corpo humano, essas ondas têm efeitos nocivos no nosso organismo, e mesmo contando com a blindagem e o mecanismo que impede a abertura da porta durante o funcionamento do forno, é importante verificar, de tempos em tempos, se sua vedação é satisfatória. Para tanto, desligue o cabo de força do eletrodoméstico da tomada (por segurança), coloque seu celular (ligado) no compartimento, feche a porta e ligue para ele a partir de outro aparelho. Se o celular tocar, troque o forno. 

Observação: Celulares operam mediante transmissão/recepção de ondas eletromagnéticas; se o isolamento do forno não for capaz de bloquear o sinal e impedir “entrada” da chamada, dificilmente impedirá vazamento de radiação durante a utilização do micro-ondas.

Há quem alegue que somente smartphones com tecnologia 4G proporcionam bons resultados nesse teste, pois operam a 2.5 GHz. Nos modelos 3G, a faixa operacional vai de 850 MHz a 2.100 MHz, e o simples fato de a chamada "entrar" não seria necessariamente um sinal inequívoco de vazamento. Então, faça uma segunda checagem usando uma lâmpada fluorescente. Basta escurecer o ambiente, aproximar a lâmpada (desligada) de um dos cantos da portinha do forno e movê-la ao longo de todo o perímetro. Se em algum momento a lâmpada brilhar, leve o aparelho até uma assistência técnica de confiança, que dispõem de recursos e know-how para realizar testes mais elaborados. Mas não autorize o conserto sem antes cotejar o valor do orçamento com o preço de um aparelho novo.

Dicas

1) Como seguro morreu de velho ― e considerando que não há necessidade de você ficar com nariz colado no visor do forninho enquanto espera a lasanha esquentar ou a pipoca estourar ―, habitue-se a se afastar do forninho ― ou mesmo deixar a cozinha ― depois de programar e ativar a operação, até porque um apito, bipe ou outro aviso qualquer irá lhe dar conta da conclusão do processo.   

2) Evite aquecer ou cozinhar alimentos em embalagens ou potes hermeticamente fechados, e jamais utilize recipientes metálicos ou revestidos de papel laminado, ou mesmo pratos e copos decorados (as partículas metálicas presentes nos “enfeites” podem provocar faíscas no interior do forno).

3) A despeito de ser uma prática bastante comum, não é recomendável usar o micro-ondas para aquecer água, leite, café, chá ou outra bebida qualquer, pois o líquido pode facilmente passar do ponto de ebulição e “explodir”, provocando sérias queimaduras. Em não havendo outra opção, deixe o líquido esfriar por um ou dois minutos e só então remova o recipiente do interior do forninho.

Observação: Muita gente diz que isso não passa de boato, mas você não precisa se queimar para rever seus conceitos. Basta clicar aqui e assistir ao vídeo da experiência realizada pelos MythBusters (ou Caçadores de Mitos, como o programa produzido para o Discovery Channel pela Australia's Beyond Television Productions foi rebatizado no Brasil).

Segundo o professor norte-americano de ciências Steve Splangler, esse fenômeno, conhecido como superaquecimento, ocorre quando o líquido é mantido sob efeito das micro-ondas por um período além do necessário (2 ou 3 minutos) e acaba superando seu ponto de ebulição. Quando isso acontece, a agitação das moléculas de água impede a formação de bolhas que dissipariam o excesso de calor, e a energia fica represada até que o líquido arrefeça ou que algum movimento mais brusco desencadeie a “explosão”. Embora você possa colocar um espetinho de churrasco ou palito de picolé dentro do copo para ajudar a dissipar essa energia, o melhor mesmo é deixar o líquido esfriar por um ou dois minutos antes de retirá-lo do forno.

Tenham todos um ótimo dia.