quarta-feira, 21 de setembro de 2016

MAIS DICAS PARA APRIMORAR AS PESQUISAS NO GOOGLE

NO COMEÇO DEUS CRIOU O MUNDO E DESCANSOU. ENTÃO, ELE CRIOU O HOMEM E DESCANSOU. DEPOIS, CRIOU A MULHER, E A PARTIR DAÍ NEM DEUS, NEM O HOMEM, NEM O MUNDO TIVERAM UM MINUTO DE DESCANSO.

Volto rapidamente ao buscador do Google, já abordado em outras oportunidades, para acrescentar a dica sobre o operador cache, que é uma mão na roda quando a página que contém a informação desejada está indisponível, ou o responsável pelo site bloqueou a função copiar, por exemplo. Nesses casos, basta digitar o URL da página precedido do operador cache (por exemplo, cache:[endereço do site]) para acessar a última versão salva nos servidores do Google e localizar a informação desejada ― e, se for o caso, copiá-la sem problema algum.

O Google oferece ainda uma vasta gama de livros que podem ser baixados gratuitamente para lidos a qualquer tempo, além de exibir resenhas de obras pagas e informar as principais redes de livrarias que as disponibilizam (para conferir, siga este link e pesquise um título qualquer).

Outro truque que é sopa no mel é inserir o operador related antes do URL de um site para localizar outros que tratam do mesmo assunto. Por exemplo, escreva related:fernandomelis.blogspot.com.br e veja que o serviço irá apresentar diversas de sugestões de páginas relacionadas com dicas de informática.

Sem desmerecer os excelentes comparativos de preços oferecidos pelo Buscapé, Bondfaro e outros serviços afins, é possível filtrar a pesquisa no Google de modo a obter uma lista do produto desejado e o preço praticado em diversas lojas online. Basta fazer a busca nos moldes convencionais e, na página que exibe os resultados, clicar no link “Resultados no Google Shopping...”, clicar na setinha ao lado de Classificar: Padrão (na parte superior direita da tela) e selecionar a opção desejada.  

Além desses e de tantos outros truques que vimos nos posts anteriores, o Google faz diversas brincadeiras curiosas. Insira, por exemplo, “tilt”, “do a barrel roll”, “answer to life, the universe and everything” ou “Google gravity” no campo de buscas e clique no botão Estou com sorte para conferir algumas delas.

Outro recurso digno de nota é o Google Imagens, que substitui o buscador convencional quando usuário clica no link Imagens, no canto superior direito da janela do site www.google.com.br (vide detalhe na figura que ilustra esta postagem). Mas isso já é outra conversa e, por questão de espaço, vai ficar para uma próxima postagem. 

Abraços e até lá.