terça-feira, 24 de janeiro de 2017

WINDOWS 10 ― SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (Conclusão)

HOJE EM DIA, NINGUÉM É BONZINHO DE GRAÇA.

Prosseguindo de onde paramos no capítulo anterior, a tela de Configurações do Windows 10 oferece, a partir da opção Recuperação, duas opções (Restaurar o PC e Inicialização avançada). Na primeira delas, clicamos no botão Introdução, que convoca uma caixa de diálogo com suas possibilidades: Manter meus arquivos ou Remover tudo.

Neste ponto, cabe abrir um parêntese: 

Até não muito tempo atrás, os fabricantes de PCs forneciam os arquivos de instalação do sistema operacional em mídia óptica. Na pré-história da computação pessoal, aliás, era o próprio usuário quem instalava e configurava o Windows, inicialmente a partir de uma coleção de disquetes e, posteriormente de um CD-ROM ― que tanto podia ser idêntico ao disco de instalação vendido “em caixinha” (FPP) pelas lojas parceiras da Microsoft quanto uma versão personalizada pelo fabricante, que, além dos drivers da placa-mãe, chipset, dispositivos e periféricos, costumava incluir diversos aplicativos (a maioria deles freeware ou Trial). De uns tempos a esta parte, no entanto, a mídia óptica deixou de ser fornecida, e os arquivos para reverter o software do computador às configurações originais de fábrica passaram a vir armazenados numa partição oculta, criada no disco rígido especialmente para essa finalidade. Para saber mais, reveja esta postagem

Fecho o parêntese.  

A escolha da modalidade de reinstalação irá depender daquilo que você pretende obter com o processo. A segunda opção, como o nome sugere, reverte o sistema à configuração original de fábrica e inclui a formatação da unidade lógica ― resultando, consequentemente, no apagamento de todos os dados. Já a primeira, menos invasiva, preserva seus arquivos, configurações e preferência pessoais, mas não é tão eficaz na neutralização de vírus e outros possíveis problemas que o tenham levado a reinstalar o Windows.

Depois de sopesar os prós e os contras das opções de reinstalação, escolha a que melhor lhe convier e siga as instruções na tela. “Manter meus arquivos” irá reinstalar o Windows 10, remover os aplicativos, atualizações e drivers que você instalou e desfazer as reconfigurações que você implementou, mas preservará  seus arquivos pessoais. Ao final, rode o Windows Update para instalar todas as atualizações críticas e de segurança disponibilizadas pela Microsoft refaça as personalizações que porventura não tenham sido mantidas.

Observação: Note que recorrer à primeira opção não o desobriga de criar previamente cópias de segurança dos arquivos importantes e de difícil recuperação (mais informações nesta postagem).

No caso de seu PC ter vindo com o Windows 10 instalado de fábrica, os aplicativos adicionados pelo fabricante do aparelho serão automaticamente reinstalados. Já os demais programas terão de ser instalados novamente, seja a partir das mídias respectivas, seja mediante novo download feito a partir dos sites dos desenvolvedores ou de repositórios de software como BaixakiSuperdownloads, Gr@tis, FileHippoDownload.com, etc.

Observação: Não se preocupe em incluir no backup os arquivos de instalação desses aplicativos, pois é bem provável que eles estarão desatualizados quando você precisar reinstalá-los. Faça apenas uma lista daquilo que realmente é importante para você e baixe novamente os programinhas. Assim, fica tudo atualizado e, de quebra, livra seu sistema de uma porção de inutilitários que você porventura instalou pelo simples fato de eles serem gratuitos.

Era isso, pessoal. Espero que tenham gostado.

Dona Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula, foi internada no Hospital Sírio-Libanês. Até onde se sabe, o motivo foi um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

Até o momento em que eu escrevi este texto, a assessoria de imprensa do Instituto Lula não havia se pronunciado, mas o hospital já teria confirmado a notícia, embora sem entrar em detalhes sobre o estado de saúde da paciente.

Do nada, sem motivo algum, veio-me à memória a prisão de Guido Mantega, em setembro do ano passado, que ganhou especial destaque na mídia por acontecido no Hospital Albert Einstein, onde a mulher do petralha estava sendo submetida a um procedimento cirúrgico.

Lula já está no hospital.

Dizem que o mundo gira, a vida descreve círculos e determinadas situações tendem a se repetir. Será? 

Confira minhas atualizações diárias sobre política em www.cenario-politico-tupiniquim.link.blog.br/