segunda-feira, 20 de março de 2017

SOBRE ANEXOS E LINKS... (Parte 3)

A POLÍTICA É A CIÊNCIA DA CORRUPÇÃO.

Conforme vimos nos capítulos anteriores, qualquer email que transporte um anexo ou inclua um link clicável em seu corpo de texto deve ser visto com reservas, mesmo que supostamente provenha de um amigo, parente ou colega de trabalho ― a não ser que você tenha solicitado o envio de uma planilha a um colega, por exemplo, ou se seu cunhado ficou de lhe enviar as fotos da churrascada do último final de semana. No mais, barbas de molho. Em último caso, pegue seu poderoso smartphone e ligue (ou mande uma mensagem via WhatsApp) ao remetente do email perguntando se ele realmente lhe enviou a mensagem com o anexo/link duvidoso. De certo modo, isso descaracteriza um pouco a celeridade do Correio Eletrônico, mas, acredite, evita um bocado de dor de cabeça.

Como eu também adiantei, o phishing scam, ou phishing, ou simplesmente scam é um golpe que se vale da engenharia social ― conjunto de técnicas destinadas a explorar a inocência, a ingenuidade, a confiança ou a cobiça das pessoas – para engabelar as vítimas. Até porque os vigaristas precisam estimular de alguma maneira o destinatário da mensagem a abrir o executável malicioso ou clicar no link mal-intencionado. E criatividade não lhes falta, acredite.

Descarte imediatamente qualquer mensagem dando conta de que você ganhou na loteria, está negativado na praça, herdou uma fortuna de um ditador nigeriano, vem sendo chifrado pelo cônjuge, precisa fazer ajustes na declaração de IR ou recadastrar seus dados bancários, ou ainda que seu CPF ou Título de Eleitor será cancelado, apenas para citar os exemplos mais comuns. Lembre-se de que instituições financeiras, órgãos governamentais ou serviços de proteção ao crédito não utilizam email para esse tipo de comunicado. Até porque você dificilmente poderia ter sido sorteado num concurso para o qual não se inscreveu, e ninguém vai lhe dinheiro ou qualquer outro benefício a troco de nada ― então, deixe o tal ditador nigeriano apodrecer na cadeia até que outro trouxe lhe mande o dinheiro para a fiança.   

Saudações “genéricas” (tipo “olá”, “oi”, “caro amigo”, etc.) também indicam maracutaias, da mesma forma que erros de digitação, ortografia, gramática, concordância e frases com letras ou palavras faltando (mesmo que os vigaristas digitais venham se esmerando na redação, esses “deslizes” ajudam a burlar a fiscalização dos filtros antispam). Redobre os cuidados com banners ou janelinhas pop-up que apontem um suposto problema e se proponham a solucioná-lo para você ― como atualizar seu browser, instalar um componente qualquer para visualizar determinada página, eliminar vírus ou erros que foram identificados no seu computador, e assim por diante. Nessas circunstâncias, evite clicar “X” ou em qualquer outro botão com a inscrição “Fechar”, “Sair” ou “Cancelar”, pois isso costuma disparar a instalação do código malicioso. Experimente teclar ALT+F4 ou fechar a tab que exibe a página em questão. Se não funcionar, feche o navegador.

Observação: Para atualizar seu Windows ― providência indispensável para navegar com alguma segurança ―, configure as atualizações automáticas ou rode o Windows Update regularmente; para atualizar programas não-Microsoft, drivers de hardware e complementos como o Flash, o Java etc. (que no mais das vezes são atualizados automaticamente quando o browser é atualizado, mas enfim...), faça-o manualmente ou recorra ao UPDATE CHECKER, que avisa quando há atualizações/novas versões de aplicativos, drivers e extensões para o navegador.

Amanhã tem mais, pessoal. Abraços e até lá.

#VOLTALULA ― MAS PARA O BURACO DE COBRA DE ONDE JAMAIS DEVERIA TER SAÍDO

O ANTAGONISTA alerta para uma hashtag#voltalula ― que deve surgir em breve, de forma aparentemente espontânea, e se disseminar pelas redes sociais. E ainda que os cidadãos menos informados possam acreditar que ela realmente surgiu por acaso, trata-se, mais uma vez, da máquina da notícia petista funcionando nas redes, com a participação de uma grande empresa de comunicação de São Paulo, que já está com a campanha quase pronta.

Para aqueles que têm um par de olhos e outro de neurônios, o proselitismo bastardo, oportunista e flibusteiro de Lula, do PT e da patuleia militante não chega a surpreender. Afinal, não existem limites para quem faz de palanque até mesmo o caixão da mulher. Relembremos o que disse o Senador Ronaldo Caiado, dias depois do sepultamento da ex-primeira-dama Marisa Letícia:

Lula não tem limites em sua capacidade de ser indecoroso. Conseguiu ir além mais uma vez desse limite ao profanar a própria viuvez e ousar atribuí-la a terceiros. Se alguém pode ser responsabilizado pelo infortúnio de dona Marisa, é quem a envolveu nesse mar de delitos e que não soube (ou não quis) poupar a própria família. Ao tentar politizar – e terceirizar – um drama que ele e somente ele produziu, expõe-se ao vexame público. Fez com a família o que fez com a pátria, semeando desordem e infelicidade. E agora quer acusar a justiça, na tentativa de inverter os papéis. O réu é ele, não a justiça. Se não consegue respeitar o Brasil, deveria ao menos respeitar sua família”.

Enfim, basta acessar o Face, o Twitter e tantas outras redes sociais ― inclusive esta ― para ser submetido a um verdadeiro bombardeio de bostagens, protagonizado por esbirros vermelhos que, como falsos pastores evangélicos, buscam “ovelhas” para engrossar seus “rebanhos”, mas ― nem imaginam as pobrezinhas ― não com o propósito de salvá-las, mas sim de encaminhá-las ao matadouro, e assim engordar suas burras e apinhar de dinheiro sujo os cofres de suas espúrias seitas.
Fiquem de olho, portanto, que os primeiros sinais de mais esse desserviço à democracia e ao povo brasileiro não tardam a despontar.  

Confira minhas atualizações diárias sobre política em www.cenario-politico-tupiniquim.link.blog.br/