sexta-feira, 15 de setembro de 2017

CRONÓGRAFO COM PONTEIROS DESSINCRONIZADOS ― FINAL

SE DESEJOS FOSSEM ASAS, MENDIGOS VOARIAM.

Depois do interminável preâmbulo de nove capítulos, finalmente veremos como realinhar os ponteiros de um cronógrafo ― ajuste que deveria ser procedido pelo relojoeiro, por ocasião da substituição da bateria, mas enfim...

O roteiro a seguir é genérico e se aplica a qualquer cronógrafo. Claro que pode haver pequenas variações, conforme a marca e/ou o modelo do relógio. Mas eu realizei esse ajuste dezenas de vezes e obtive êxito em todas elas, ainda que através da tentativa e erro em um ou dois casos.

O tutorial se baseia no relógio que ilustra esta postagem. Nele há três pequenos mostradores (A, B e C) e dois botões, um acima (1) e outro abaixo (2) da coroa. Note que alguns modelos trazem apenas dois pequenos mostradores, têm calendário duplo ou nenhum calendário, exibem as marcações de maneira diferente, enfim, daí eu ter falado em tentativa e erro, pois você terá de adaptar as instruções ao seu caso específico. Dito isso, vamos em frente:

mostrador A indica se a hora marcada pelos ponteiros principais remete ao período entre meia-noite e meio-dia (AM) ou entre meio-dia e meia-noite (PM). Como eu já mencionei, isso é útil quando acertamos a hora, pois o calendário deve mudar à meia-noitenão ao meio-dia. Então, se o seu cronógrafo dispõe de calendário e conta com esse mostrador, oriente-se pelo respectivo ponteirinho ao acertar a hora.

No relógio da foto, o ponteiro dos segundos do mostrador principal é independente do cronógrafo e dá uma volta completa enquanto o ponteiro grande (“dos minutos”) avança uma casa (aliás, sugiro sincronizá-los, conforme foi explicado no capítulo anterior). Nesse modelo, a contagem de tempo feita pelo cronógrafo é exibida pelos mostradores B e C, que marcam, respectivamente, os segundos cronometrados e os minutos acumulados (até o total de 30, mas alguns cronógrafos acumulam 60, 90 ou mais minutos).

Acionar o cronógrafo é muito simples. Na maioria dos casos, um toque no botão 1 dispara a contatem do tempo e um segundo toque a interrompe. O botão 2 “zera” os mostradores, ou seja, retorna os ponteiros de B e C à posição original (como eles estão na foto). E o mesmo se aplica ao ponteiro “dos segundos” ― se for ele o encarregado de cronometrar o tempo, será ele que deverá retornar à marca das 12 horas quando o botão 2 for pressionado.

Normalmente, a substituição da bateria faz com que tanto o ponteiro que cronometra os segundos quanto o do contador de minutos fiquem desalinhados, mas o mostrador A não é afetado, pois seu ponteiro se movimenta em conjunto com os ponteiros principais (que marcam as horas e os minutos). Então, para dar início à sincronização dos demais (do contador dos segundos e do acumulador de minutos), faça o seguinte:

1 ― Puxe a coroa até o segundo dente ― ou seja, até a posição em que ela movimenta os ponteiros principais.

ObservaçãoVolto a salientar que coroas “de rosca” devem ser desatarraxadas e então puxadas até o primeiro ou segundo estágio, conforme o caso (nos relógios providos de calendário, a coroa tem dois estágios; o primeiro ajusta a data e o segundo, o horário). Igualmente importante é tornar a rosquear a coroa após os ajustes, ou a estanqueidade da caixa poderá restar prejudica.

2 ― Com a coroa na posição de ajuste das horas, pressione simultaneamente os botõezinhos 1 e 2 e mantenha-os pressionados até que o ponteiro do cronógrafo dê uma volta completa (no nosso exemplo, é o ponteirinho do mostrador B, mas em outros modelos essa função compete ao ponteiro “dos segundos” do mostrador principal ― situação em que ele só se movimenta quando o cronógrafo é acionado.

ObservaçãoEm alguns relógios o ponteiro do cronógrafo (seja o grande, seja o do mostrador B) pode não responder a esse comando. Em sendo o caso do seu, ignore essa etapa e siga adiante.

3 ― Pressione o botão 1 e repare que o ponteiro do cronógrafo irá avançar pelas casas ― uma por vez se você der toques rápidos e consecutivos no botão, ou rapidamente se ele for mantido pressionado. Fique atento para interromper esse avanço quando o ponteiro alcançar a posição de repouso ― sobre o marcador 60, no nosso exemplo, ou na posição das 12 horas, caso a cronometragem seja feita pelo “ponteiro dos segundos” do mostrador principal.

4― Repita o procedimento com o botão 2 e atente para o mostrador do acumulador de minutos. O ponteiro pode saltar casa a casa ou se mover rapidamente (dependendo de como você pressionar o botão), mas o importante é você levá-lo até a posição de repouso ― que, no nosso exemplo, corresponde ao número 30 do mostrador C.

Concluídos os ajustes, pressione a coroa contra a caixa (e torne a rosqueá-la, se for o caso), dispare o cronógrafo, espere até o ponteirinho dar umas duas ou três voltas (para que o acumulador de minutos registre alguma coisa), torne a pressionar o botão 1 para interromper a cronometragem e acione o botão 2 para resetar os marcadores. Se os ponteirinhos não ficarem perfeitamente alinhados, repita os passos até obter o resultado desejado ― e mude de relojoeiro quando precisar substituir novamente a bateria.

Era isso pessoal. Espero ter ajudado.

Visite minhas comunidades na Rede .Link:
Postar um comentário