quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

COMO REMOVER APPS NATIVOS DO WINDOWS 10 ― CONTINUAÇÃO

UM PODER QUE SE SERVE É UM PODER QUE NÃO SERVE.

Como vimos no post anterior, os aplicativos nativos do Windows 10 têm lá sua utilidade, que pode ser maior ou menor, conforme aplicativo em si e o perfil do usuário. O problema é que remover os programinhas que você reputa desnecessários nem sempre é um procedimento simples e intuitivo, já que a maioria deles não tem desinstalador e tampouco figura na lista de apps desinstaláveis (que, no Windows 10, a gente acessa clicando em Iniciar > Configurações > Aplicativos > Aplicativos e recursos). Alguns, como News, Money e Get Office, até podem ser desinstalados da maneira usual ― ou seja, dando um clique direito sobre o programinha que não se deseja manter, selecionando a opção Desinstalar e confirmando em seguida ―, mas isso não é regra geral.

Note que esses aplicativos não são vorazes consumidores de espaço e de recursos do computador. Se você não quer que algum deles seja exibido nos tiles (blocos) do menu Iniciar, clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção Desafixar de Iniciar. Assim, ele não só “desaparecerá” como deixará de consumir recursos para atualizar novidades que não lhe interessam, mas você ainda poderá convocá-lo via “Todos os programas” (e também reverter a reconfiguração feita, bastando dar um clique direito sobre o app e selecionar a opção Fixar em Iniciar).

Se a ideia for mesmo se livrar do dito-cujo, uma alternativa é usar o CCleaner. Na janela principal da suíte em questão (que você pode conhecer melhor nesta postagem), clique em Ferramentas > Desinstalar e proceda à desinstalação do componente a partir da lista que será preenchida em seguida. Mas note que isso não se aplica ao navegador o EDGE, que não figura nessa lista porque não pode ser desinstalado (ou até pode, mas de uma maneira mais trabalhosa, cuja abordagem foge ao escopo desta postagem).

Continua no próximo capítulo.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: