terça-feira, 23 de janeiro de 2018

PRAGAS DIGITAIS ― COMO SE PROTEGER (Parte Final)

FALAR É FÁCIL. FAZER É QUE SÃO ELAS.

Para encerrar esta sequência, segue um apanhado das regrinhas básicas de segurança e algumas considerações complementares. Confira.

Um arsenal de defesa responsável ― antivírus, antispyware e firewall ―, atualizado e bem configurado talvez não ofereça uma proteção inexpugnável, mas nem por isso deixa de ser indispensável.

Igualmente importante é atentar para as mensagens que a ferramenta de segurança exibe, de maneira a adotar a atitude correta sempre que algo suspeito for detectado no computador ― digo isso porque muitos usuários se deparam com mensagens do antivírus ou do firewall e simplesmente fecham a caixa de diálogo e seguem adiante como se nada de anormal estivesse acontecendo.

Nenhum computador estará seguro se o sistema operacional e os aplicativos não dispuserem de todas as atualizações críticas criadas pelos fabricantes. Releia os capítulos anteriores para saber como ativar as atualizações automáticas no Windows 10 e como facilitar a atualização/update de versão de softwares “não-Microsoft”.

Tome cuidado ao abrir anexos ou clicar em links recebidos por email, programas mensageiros e redes sociais. Na dúvida, entre em contato com o remetente para saber se ele realmente enviou o email em questão, e no caso de comunicados recebidos [supostamente] de Bancos, administradoras de cartões e órgãos governamentais, por exemplo, jamais forneça as informações solicitadas. Fale com o gerente da sua agência ou ligue para o 0800 ou outro telefone de contato disponível no site da empresa/instituição.

Programas de computador renomados podem custar caríssimo, mas muitos apps que a gente usa no dia têm similares de outros fabricantes, que geralmente custam bem menos ou são distribuídos gratuitamente para uso pessoal/não comercial.

Observação: Existe uma profusão de aplicativos distribuídos nas modalidades Shareware e Freeware. Os primeiros podem ser instalados e testados sem ônus por um prazo pré-determinado (ao final, se você quiser mantê-los, é só pagar a taxa de licença para receber a respectiva chave de ativação). Nos freewares, a gratuidade não expira, e ainda que nem sempre ofereçam todos os recursos das versões pagas, eles são uma excelente alternativa à pirataria

Sempre que possível, recorra aos webservices ― em muitos casos, instalar um aplicativo residente é mais uma questão de hábito do que de real necessidade. Embora uma rápida pesquisa no Google retorne um sem-número de ofertas de programas comerciais “craqueados”, desconfie. Quando algum desconhecido lhe oferece algo com uma mão, é porque quer lhe tomar algo com as duas. Evite baixar apps de origens suspeitas, ou mesmo navegar por sites suspeitos: às vezes, basta acessar uma página maliciosa para o internauta ser infectado por um spyware ou outra praga.

Desde a edição XP que a Microsoft vem aprimorando a política de contas de usuários e senhas do Windows. Então, habitue-se a usar uma conta com poderes limitados no dia a dia e se logar com sua conta de Administrador somente quando isso se fizer necessário. Assim, se você deletar acidentalmente um arquivo importante do sistema ou for infectado por alguma praga que seu arsenal de segurança não tenha conseguido barrar e não seja capaz de neutralizar, é só deletar essa conta, criar outra e tocar a vida adiante. Aliás, essa dica vale também para quem compartilha o computador com outras pessoas (como cônjuge, filhos, etc.). Em sendo o seu caso, evite aborrecimentos criando contas limitadas para cada uma delas.

ObservaçãoPara criar uma nova conta no Windows 10, abra o menu Iniciar, clique em Configurações > Contas > Família e outros usuários > Adicionar outra pessoa a este PC, digite um nome de usuário, defina uma senha, uma dica de senha, clique em Avançar, e pronto.

O primo do sobrinho da sua empregada ― ou outro “cobra” em computação qualquer ― pode ajudá-lo a resolver problemas com o PC, mas é bom confiar desconfiando. Prefira sempre que possível recorrer a um computer guy responsável e que atenda em domicílio (assim o computador não sai das suas vistas e você pode acompanhar o serviço e esclarecer eventuais dúvidas). E jamais entregue a máquina a terceiros sem antes criar backups de seus arquivos importantes e armazená-los em pendrives ou outro tipo de mídia removível.

Se você carrega seu note ou tablet para toda parte, proteja-o com uma senha segura. Em locais públicos (no ambiente de trabalho, no escritório de um cliente, ou mesmo num restaurante, por exemplo), coloque o sistema em espera sempre que precisar se afastar da máquina por alguns minutos, evitando, assim, que algum curioso bisbilhote seus arquivos.

Era isso, pessoal. Espero ter ajudado.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: