segunda-feira, 19 de março de 2018

AINDA SOBRE MALWARE E CORREIO ELETRÔNICO

O TEMPO É O LADRÃO DA MEMÓRIA.

Bill Gates, mesmo sendo um gênio da tecnologia e dono da segunda maior fortuna do mundo, nunca foi bom em profecias. Sua previsão ― feita em 2004 ― de que o spam estava com os dias contados se revelou mais um de seus vaticínios furados. Para a felicidade daqueles que estão sempre dispostos a testar soluções mágicas para aumentar o tamanho do pênis, emagrecer 20 quilos em uma semana, comprar relógios, canetas e óculos de grife por preços inacreditavelmente baixos, as mensagens publicitárias não solicitadas continuam firmes e fortes, e o mesmo vale para os emails de phishing.

Não há como fugir dessas mensagens, a não ser deixando de usar o correio eletrônico ou, melhor ainda, desconectando-se de vez do mundo virtual. Mas isso está fora de cogitação, naturalmente, de modo que o jeito é adotar providências que ajudem a minimizar o aborrecimento causado pelo junk mail e os riscos representados pelo phishing scam.

Comece habilitando a ferramenta antispam do seu serviço de email. Hotmail, Gmail, Yahoo! e outros webmails gratuitos oferecem esse recurso, que também está presente na maioria dos serviços pagos. A configuração costuma ser intuitiva, mas, na dúvida, basta consultar a ajuda. Se você preferir, instale um aplicativo antispam (há diversas opções pagas e gratuitas; o Baixaki, por exemplo, não só lista mais de uma centena delas como também as avalia e detalha seu funcionamento.

Aproveite o embalo para instalar um também um antispyware, já que os antivírus nem sempre bloqueiam programinhas espiões. Sugiro o excelente SuperAntispyware ― embora o antimalware da Malwarebytes seja considerado superior, eu deixei de utilizá-lo porque ele enxerga o UC-Browser como um programa mal-intencionado e o remove a cada varredura.

Tenha pelo menos dois endereços eletrônicos (pode ser no mesmo provedor ou em provedores diferentes, tanto faz) e reserve um deles para usar como endereço de email pessoal e o outro ― que não deve ser baseado no seu nome e sobrenome ― para se cadastrar em sites, fóruns públicos, redes sociais (*), lojas virtuais, etc.

Se você usa um programa cliente de correio eletrônico, desabilite a exibição automática das mensagens, e, antes de abrir um email, atente para o título (campo “assunto”) e a procedência (“remetente”). Na dúvida, delete a mensagem, inclusive da lixeira.

Não responda mensagens de spam e jamais abra os anexos ou clique nos links que as acompanham. Aliás, aquele link que supostamente serve para remover seu endereço eletrônico da lista de distribuição costuma fazer exatamente o contrário, ou seja, ao clicar nele, você estará validando seu email, o que poderá resultar em muito mais spam.

(*) Se você é daqueles que adoram compartilhar cada minuto do seu dia nas redes sociais, tenha em mente que divulgar sua data de nascimento pode ter consequências bem mais graves do que simplesmente ser cumprimentado pelo seu aniversário (essa informação costuma ser uma mão na roda para os famigerados “ladrões de identidade”). Pense duas vezes também antes de divulgar seu status de relacionamento, sua localização (endereço residencial ou do local de trabalho), fotos da casa onde mora, dos filhos, e por aí afora. E se for publicar uma foto do carro (supondo, por exemplo, que você esteja vendendo o veículo), “borre” as letras e números da placa.

Continua na próxima postagem.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: