segunda-feira, 22 de outubro de 2018

HORÁRIO DE VERÃO 2018 FOI ALTERADO, MAS ESQUECERAM DE AVISAR A TIM


INSENSATEZ É INSISTIR NO ERRO SUCESSIVAS VEZES, ESPERANDO QUE UMA HORA O RESULTADO SE TRANSFORME EM ACERTO.

Nem o tempo é sério no Brasil. Prova disso são as constantes idas e vindas do governo em relação à adoção ou não do famigerado “horário de verão” — prática que teve início em 1931 e ganhou periodicidade anual em 1985. No entanto, somente em 2008 que o Decreto nº 6558 instituiu o terceiro domingo dos meses de outubro e fevereiro como datas oficiais de início e término do horário de verão no Brasil.

O objetivo de adiantar os relógios em uma hora é reduzir a demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. Em tese, fatores como a mudança de comportamento dos consumidores e o término do expediente de trabalho ainda com luz natural, associados ao retardo do início da utilização da iluminação pública, reduziriam a coincidência do consumo de energia elétrica e resultariam na queda do consumo nos horários de pico de carga no Sistema Interligado Nacional. Na prática, todavia, a teoria é outra, mas isso agora não vem ao caso.

No ano passado, o governo cogitou de abandonar o horário de verão — amado por muitos e odiado por outros tantos — que, aliás, só é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Mas acabou voltando atrás, não me lembro bem sob qual justificativa.

Além da trabalheira de acertar os relógios, a mudança de horário pode causar insônia seguida de dificuldade para acordar, pelo menos até que nosso organismo se habitue. Segundo os especialistas, convém evitar a pratica de esportes competitivos e exaustivos à noite, bem como reduzir o volume de comida no jantar, fugir de bebidas como café e chá preto e de banhos quentes ou frios demais. Quem toma insulina deve retardar a aplicação em uma hora, já que o corpo está acostumado com a dose e “alterar os ponteiros do relógio biológico” é um pouco mais complicado.

Interessa dizer que o período de vigência previsto no retro citado nem sempre é respeitado. Em anos eleitorais, por exemplo, a data de início do troço é alterada, de maneira a não coincidir com o domingo em que os brasileiros devem exercer seu “direito de voto”. Neste ano, no entanto, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi um complicador a mais, e o governo cogitou adiar o início do horário de verão em duas semanas, MAS VOLTOU ATRÁS, e ele vai mesmo começar a valer a partir da zero hora do dia 4 de novembro.

Por essas e outras, muita gente foi despertada uma hora mais cedo na segunda-feira passada, já que o relógio de seus smartphones — não de todas as marcas e modelos, mas de iPhones e alguns aparelhos da Asus vinculados à operadora TIM — foram adiantados automaticamente na data “correta”. Assim, quem não se deu conta do fato no dia 14 e tinha o alarme do celular programado para despertá-lo na segunda-feira 15 acabou dormindo uma hora a menos. A TIM reconheceu que “alguns modelos de smartphones tiveram realmente o relógio adiantado indevidamente por uma ocorrência do sistema, garantiu que as ações corretivas já haviam sido tomadas, lamentou o ocorrido e se desculpou pelo inconveniente.

O imbróglio se repetiu ontem em celulares Android com chips da Claro, Vivo, OiTIM, que foram agraciados com o ajuste do horário feito fora de hora pelas operadoras (donos de iPhone também relataram o problema, mas em menor número). Isso porque uma programação do sistema faz com que, anualmente, a maioria dos smartphones e computadores tenham os relógios ajustados ao horário de verão sem que o usuário precise adiantá-los ou atrasá-los manualmente em uma hora. Só que neste ano, como dito linhas atrás, a mudança deverá ser feita à zero hora do próximo dia 4. 

Se seu iPhone foi vítima dessa “falha de sistema”, toque em Ajustes > Geral > Data e Hora e, em Fuso Horário, desabilite a opção Automaticamente. No Android, toque no ícone da engrenagem para acessar o menu de Configurações, role a tela até a seção Sistema e desative a atualização automática de Fuso Horário. Dependendo do modelo do seu aparelho ou da versão do seu Android, pode ser necessário ajustar o fuso manualmente.

Resumo da ópera: Em dezembro de 2017, Temer assinou decreto que encurtou o período de duração do horário de verão, que em geral começava no mês de outubro. Na oportunidade, o presidente atendeu a pedido do TSE, para que o início do horário de verão não coincidisse com a data das eleições deste ano. Vale ressaltar, porém, que o término do horário de verão foi mantido, de deverá ocorrer no terceiro domingo de fevereiro do ano que vem (dia 17).

Para saber a hora certa (horário de Brasília) e obter mais informações sobre o horário de verão, clique aqui.

Visite minhas comunidades na Rede .Link:
http://informatica.link.blog.br/
http://cenario-politico-tupiniquim.link.blog.br/
http://acepipes-guloseimas-e-companhia.link.blog.br