terça-feira, 16 de outubro de 2018

SOBRE O “NOVO GMAIL”


NO BRASIL, A “RES PUBLICA” É “COSA NOSTRA”.

O serviço de webmail do Google foi lançado no dia 1º de abril de 2004. Seu principal atrativo — 1 GB de espaço para armazenamento de mensagens, que era um latifúndio em comparação com os miseráveis 5 MB oferecidos pelo Hotmail e Yahoo! Mail —, combinado com a data do lançamento, levou muita gente a imaginar que se tratava de uma “pegadinha de primeiro de abril” do Google. Só que não.

Por questões de infraestrutura, o acesso ao Gmail foi inicialmente limitado a 1000 felizardos — selecionados entre pessoas ligadas ao mundo da tecnologia e da imprensa —, mas um sistema de convites foi criado em seguida, permitindo que cada usuário inscrito convidasse outras 100 pessoas, cada uma das quais com direito a convidar outras 100, e assim sucessivamente. Com isso, o número de inscritos cresceu em progressão geométrica — atingindo a casa do bilhão em fevereiro de 2016 (atualmente, são mais de 1,5 bilhão) — e o Google passou a usar plataforma como “laboratório” para criar e testar novos produtos (como Google DriveYouTubeGoogle+ etc.).

O espaço para armazenamento também cresceu — a empresa chegou a falar que ele seria “ilimitado”, mas acabou fixando-o em 15 GB (compartilhados com o Google Drive e o Google Fotos), espaço é suficiente para armazenar até 7,5 milhões de emails (sem anexos) ou 3 milhões de fotos. Caso essa galáxia não seja suficiente para você, há planos pagos que vão de 100 GB (R$ 6,99 mensais) a 30 TB (R$ 1.049,99 mensais) e incluem acesso a especialistas, adição da família e outros benefícios de assinante. Para saber a quantas anda seu consumo de espaço, acesse https://one.google.com/storage.

Interessa dizer que o Gmail foi repaginado em abril deste ano e ganhou uma porção de recursos inovadores. As mudanças no layout foram sutis, mas quem gerencia as mensagens pelo webmail deve ter reparado em algumas das novidades. Já quem não abre mão do Email (do Windows 10), do Outlook (do Office), do Mozilla Thunderbird ou outro app cliente qualquer esta abrindo mão de uma porção de funcionalidades interessantes, tais como mensagens que expiram, funções que previnem cópia ou reencaminhamento de mensagens, botão “soneca”, aba com integração de agenda e tarefas e alertas de segurança mais incisivos. Mas isso já é assunto para a próxima postagem.

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