terça-feira, 11 de dezembro de 2018

COMO BARRAR PROGRAMINHAS MALICIOSOS AO INSTALAR APLICATIVOS LEGÍTIMOS (FINAL)


QUEM QUER FAZER ENCONTRA UM MEIO; QUEM NÃO QUER, UMA DESCULPA.

O UNCHECKY e o EULALYZER (detalhes na postagem da última sexta-feira) ajudam a barrar o crapware, mas não fazem milagres. E o mesmo se aplica à instalação de programas a partir do site dos fabricantes, já que essa precaução minimiza, mas não afasta totalmente o risco de levar gato por lebre. Para evitar surpresas, o melhor a fazer é desconectar o computador da Internet durante a instalação de aplicativos, ainda que isso complique um pouco o processo.

Quando instalamos um programa qualquer, geralmente baixamos os arquivos de instalação, salvamos na área de trabalho, checamos com o antivírus e rodamos o executável. Se a conexão com a Internet for interrompida, uma mensagem dará conta de que não foi possível seguir com a instalação. Então, para que o “truque” funcione, é preciso dispor da versão “standalone” dos arquivos de instalação.

No Google — ou outro buscador de sua preferência —, digite o nome do aplicativo desejado, acrescente o termo standalone, esquadrinhe as sugestões e escolha aquela que remeter ao site do fabricante ou a outra página que seja confiável. Baixe os arquivos de instalação na versão “completa” — em havendo mais de uma opção, escolha o arquivo maior; se não encontrar nada, tente novamente, substituindo desta vez o termo standalone por instalador offline.

Com os arquivos de instalação salvos na área de trabalho, faça a checagem com o antivírus e, se tudo estiver OK, suspenda a conexão com a Internet e clique no executável para dar sequência à instalação do aplicativo (veja instruções detalhadas neste vídeo). 

Observação: Para desconectar o computador, você pode simplesmente desplugar o cabo de rede que o conecta ao modem (ou ao roteador, conforme o caso). Se você usa um notebook, assegure-se que o Wi-Fi não esteja ativo — ou não tenha sido ativado automaticamente depois que a conexão cabeada foi interrompida. Se for preciso desativar o Wi-Fi, basta dê um clique direito sobre o ícone respectivo, na área de notificação do Windows, e selecione “desativar”, “encerrar”, “sair” etc.

Concluída a instalação, reconecte o cabo de rede e/ou reative o Wi-Fi, conforme o caso. Vale lembrar que, embora seja possível interromper a conexão cabeada via software — isto é, sem desplugar o cabo da interface de rede —, o procedimento é mais complicado, sobretudo na hora restabelecer a conexão.

Como eu sempre digo, segurança total no âmbito da Internet é conto da Carochinha, mas o conhecimento, aliado à prevenção, é a nossa melhor defesa. Na próxima postagem, veremos como manter o PC literalmente inexpugnável com o auxílio de um aplicativo de virtualização de sistema.