quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

COMPUTADOR BLINDADO CONTRA MALWARE E DESCONFIGURAÇÕES


NÃO GASTE O QUE VOCÊ NÃO TEM PARA COMPRAR O QUE NÃO PRECISA PARA IMPRESSIONAR QUEM NÃO MERECE.

A virtualização me faz lembrar de um filme chamado "Feitiço do Tempo", no qual um repórter meteorológico ranzinza (Bill Murray) é encarregado pela quarta vez consecutiva de cobrir uma festividade interiorana chamada de "Dia da Marmota". Após pernoitar na cidadezinha devido a uma nevasca, ele passa a reviver a cada manhã o dia da festa, como se o tempo tivesse deixado de passar (clique aqui para assistir).

Guardadas as devidas proporções, é isso que acontece com seu PC quando você dispõe de um programa de virtualização. Em outras palavras, qualquer alteração que você, outro usuário ou algum código malicioso fizerem durante uma sessão será desfeita no próximo boot. Mas nem tudo são flores.

Com o PC “congelado”, atualizações e correções do Windows, de seus componentes e dos demais aplicativos, instalações e remoções de software, apagamento de arquivos e pastas, enfim, quaisquer alterações realizadas durante uma sessão serão desfeitas na próxima, depois que o computador for reiniciado. Claro que é possível criar exceções, ou mesmo desativar a ferramenta antes de proceder às modificações desejadas, mas isso dá um pouco de trabalho.

Uma proteção “radical” como essa é útil em lanhouses, cibercafés e assemelhados. Para usuários domésticos comuns... bem, aí vai de cada um. Quando eu publiquei esta dica pela primeira vez, há pouco mais de 3 anos, achei esses programinhas muito restritivos. Mas não há nada como o tempo para passar, e agora eu vi que a coisa ficou bem mais maleável. Mesmo assim, recomendo instalar esse recurso no PC somente depois de particionar o HDD (veja como fazer isso na sequência de 5 postagens iniciada por esta aqui) e mover para a partição não contemplada pela proteção tudo aquilo que você altera constantemente — como seus arquivos de texto, planilhas e afins.

A título de sugestão, experimente o Faraonics Deep Freeze (mais informações e download para testar por 30 dias, siga este link). Outras opções dignas de nota são o Shadow Defender e o gratuito Reboot Restore.  

Era isso, pessoal. Espero que tenham gostado.