sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

WINDOWS 7 — SUPORTE ESTENDIDO TERMINA EM JANEIRO DE 2020


HOJE EU, AMANHÃ VOCÊ.

Embora eu tenha gostado muito do Windows XP, um dia a fila andou. Pulei o Vista — um verdadeiro mico —, mas adotei o Seven sem remissão e o mantive até migrar para o Windows 10 — o Eight foi outro mico, mesmo após a atualização para a versão 8.1.

Se por algum motivo você ainda usa o Windows 7, saiba que o suporte estendido para essa edição será encerrado daqui a pouco mais de um ano — quando ela foi lançada, em 2009, a Microsoft se comprometeu a disponibilizar 10 anos de suporte, e o prazo vai até 14 de janeiro de 2020, após o que a assistência técnica e as atualizações/correções que ajudam a proteger o computador deixarão de ser disponibilizadas.

É provável que até lá você receba mensagens recorrentes, alertando para o fim do suporte e recomendando a adoção do Windows 10 em algum momento antes de janeiro de 2020. Fica a seu critério fazê-lo ou não — afinal, muita gente ainda usa o jurássico XP —, mas é bom saber que, se não o fizer, você estará por sua conta e risco em relação a bugs e falhas de segurança.

Caso resolva migrar, tenha em mente que o prazo para fazer o upgrade gratuito terminou em meados de 2016. Portanto, ainda que seja possível adquirir uma cópia licenciada do sistema nas lojas parceiras da Microsoft, considere fazer a migração mediante uma “operação casada” de hardware e software. Em outras palavras, se seu PC tem muitos anos de estrada, é melhor comprar um novo, já com Windows 10 pré-instalado pelo fabricante.