segunda-feira, 28 de abril de 2008

Sabe aquela música... como é mesmo...?

Quase todo mundo gosta de música. Claro que há músicas e músicas; algumas, segundo um velho amigo meu, são compostas especialmente pra quem tem a mãe na zona e pai na cadeia, mas isso já é outra história.
Importa mesmo é dizer que nem sempre conseguimos lembrar o nome de uma determinada canção - ou do artista que a interpreta. E a despeito de cantarolarmos a melodia para nossos amigos, eles nem sempre são capazes de nos ajudar nesse intento. Então, resolvi divulgar aqui uma dica que eu encontrei no site (impagável) do Laércio:
Sabendo alguns trechos da canção, você já tem um ponto de partida: caso a letra seja em português, pesquise no Google por +letra+“trecho da música” (+letra+"vi tanta areia andei"+"rosas vou levar", por exemplo, para encontrar "Andança"). Se a letra for em inglês, o caminho é +lyrics+“trecho da música”, mas convém tomar cuidado na hora de grafar as palavras (escreva apenas aquelas de cuja grafia você tenha certeza). Com um pouco de sorte, algum site de letras de músicas irá fornecer o nome e o interprete em questão (embora não existiam muitos sites de letras de música em português, infelizmente).
Já se você sober ao menos o nome do intérprete, a coisa já fica mais fácil: muitos sites que vendem CDs têm amostras de músicas. No http://www.amazon.com/, por exemplo, basta pesquisar por MP3 Music - e digitar o nome do cantor ou da banda - para visualizar todo o acervo disponível e até ouvir a reprodução de alguns trechos.
A propósito: no site http://www.midomi.com/, você pode tentar descobrir o nome de uma música cantarolando um pedacinho dela (mesmo se não der certo, seus amigos certamente agradecem).
Até mais ler.