segunda-feira, 6 de julho de 2009

Melhor prevenir...

O “Patch Tuesday” da Microsoft é na segunda terça-feira de cada mês, mas isso não significa que a empresa não disponibilize um ou outro remendo “crítico” a qualquer tempo - como ocorreu na semana passada. Em vista disso, se as atualizações automáticas não estiverem devidamente configuradas em seu sistema, não deixe de rodar o Windows Update regulamente.
Falando em atualizações automáticas, vale relembrar que existem quatro opções de configuração (que você pode acessar dando clique direito em Meu Computador, escolhendo Propriedades e abrindo a guia Atualizações Automáticas):
No modo “Automático” (recomendado pela Microsoft), o Windows localiza, descarrega e instala as atualizações em segundo plano – você não é notificado nem interrompido durante o processo.
Com a opção “Baixar atualizações, mas eu decidirei quando instalá-las” (que eu considero a melhor escolha), o download é feito automaticamente e, ao final, basta clicar no ícone do Windows Update que aparece na área de notificação para completar o processo.
A opção “Notificar-me de atualizações, mas não baixá-las ou instalá-las automaticamente” faz com que o Windows se limite a verificar e informar a existência de atualizações (nesse caso, quando o ícone do Windows Update aparece na área de notificação, é preciso comandar manualmente o download e a instalação).
Finalmente, é possível (mas não recomendável) escolher a opção “Desativar Atualizações Automáticas” – nesse caso, se você não rodar o Windows Update regularmente, seu sistema ficará desatualizado e vulnerável a ameaças de segurança.
Outra maneira de manter seu PC em dia é visitar o site da Secunia para verificar se existem correções, atualizações ou novas versões dos programas que você utiliza (sugiro fazê-lo semanalmente ou cadastrar seu e-mail para receber um lembrete sempre que houver novidades). O endereço é http://secunia.com/vulnerability_scanning/online/.
Amanhã a gente inicia uma tilogia sobre as Mensagens de Erro do Windows, visando atender o pedido que a Márcia deixou no post da sexta-feira passada.
Abraços a todos e até lá.