quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Check Disk

O Check Disk (chkdsk.exe) do XP é o "sucessor" do ScanDisk presente nas versões 9x/ME do Windows. As informações sobre esse programinha são um tanto nebulosas, mas, em síntese, ele é uma ferramenta nativa do sistema que serve para identificar e corrigir erros no HD. Para executá-lo, localize a unidade desejada em Meu Computador, dê um clique direito sobre o ícone correspondente, escolha "Propriedades" e clique na aba "Ferramentas". Feito isso, no campo "Verificação de Erros", pressione o botão "Verificar agora", marque as duas caixas de verificação e clique em "Iniciar".
Também é possível convocar a ferramenta clicando em Inicar > Executar e digitando chkdsk na caixa de diálogo. Quando executado sem parâmetros, ela exibe o status do disco na unidade atual (volume), mas não faz correções - caso haja algum arquivo a ser corrigido, será apresentada uma mensagem a propósito. Já se acrescentarmos o parâmetro /f (chkdsk /f), o utilitário irá localizar (e tentará corrigir) eventuais erros existentes no disco.
Quanto aos demais parâmetros, /v exibe o nome de todos os arquivos contidos em cada pasta à medida que o disco é verificado; /r localiza setores defeituosos e recupera informações legíveis; /x força a desmontagem do volume (essa opção inclui também a funcionalidade da opção /f); /i efetua uma verificação menos rígida das entradas de índice, reduzindo o tempo necessário para a execução de chkdsk; /c ignora a verificação de ciclos dentro da estrutura de pastas, e /? exibe informações de ajuda no prompt de comando.
Somente membros do grupo Administradores podem rodar esse programa, e para que ele seja capaz de corrigir erros, os arquivos não podem estar abertos na unidade. Se estiverem, será exibida a seguinte mensagem:

"Não é possível executar CHKDSK porque o volume está em uso por outro processo. Deseja agendar a verificação deste volume para a próxima vez em que o sistema for reiniciado? (S/N)".

Nesse caso, o usuário deve digitar S e reiniciar o computador, para que a verificação (e eventual correção dos erros) seja feita automaticamente durante o boot (em se tratando de uma partição de inicialização, o PC será novamente reiniciado após a conclusão do processo).
Convém rodar o ChkDsk regularmente - pelo menos uma vez por mês -, preferencialmente logo após aquela faxina básica nos arquivos dispensáveis , conforme já comentamos em outras postagens. Concluída a verificação e correção dos erros, também é conveniente desfragmentar os dados gravados no disco rígido.
Note que esse procedimento, quando executado em HDs grandes (ou que contenham uma quantidade expressiva de arquivos) pode demorar muitas horas, e que o computador fica indisponível durante todo esse período.

Um ótimo dia a todos e até mais ler.