Alguns recursos de acessibilidade são úteis para quem não tem necessidades especiais, mas podem se tornar inseguros se forem usados de maneira indevida.
No caso do Android, a Acessibilidade viola o princípio do isolamento estrito — um dos pilares da segurança do sistema — ao permitir que um aplicativo tenha acesso a tudo que acontece nos demais.
Os antivírus precisam dessa permissão para identificar ações suspeitas, mas os malwares tendem a se valer dessa prerrogativa para ler mensagens, roubar credenciais e dados financeiros, interceptar códigos de confirmação de transação únicos etc.
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
Bolsonaro e seus cúmplices na "suposta" tentativa de golpe comemoraram (se é que não tramaram) a possibilidade de a colaboração de Mauro Cid ser anulada à luz da reportagem da revista Veja, segundo a qual o ex-esbirro do capetão teria usado perfis falsos para se comunicar com aliados e criticar a condução das investigações.
Dias depois de prestar depoimento como réu no STF, o ex-presidente voltou a negar a tentativa de golpe, classificou a apuração como uma "caça às bruxas movida por vingança". No entanto, a denúncia apresentada pela PGR e aceita pelo Supremo não foi baseada exclusivamente na delação de Cid — ou seja, as revelações foram apenas um caminho na busca por provas, e não faltam provas autônomas da culpa dos réus. Ademais, se a colaboração cair, a única coisa que muda nesse processo são os benefícios do colaborador; as provas colhidas a partir do acordo continuam válidas e hígidas.
Diante disso — e das pífias chances de aprovação da PEC da Anistia —, parlamentares baba-ovos do refugo da escória da humanidade dão tratos à bola para livrar o dito-cujo das "garras" de Moraes. Uma das ideias em discussão seria tirar o foro nos casos de quem já saiu do cargo, o que levaria a trama golpista para a primeira instância. Assim, o processo teria de esgotar todos os recursos em todas as instâncias inferiores até retornar ao Supremo, adiando por anos a provável condenação definitiva.
A conferir.
Nas versões mais recentes do sistema do Google, o recurso Instalar aplicativos desconhecidos é ativado separadamente para cada aplicativo. Para baixar um app de outra fonte que não a Google Play Store, toque em Configurações > Aplicativos e notificações > Avançado > Acesso especial ao aplicativo > Instalar aplicativos desconhecidos e escolha o programa ao qual você quer conceder a permissão. Concluída a instalação, torne a bloquear o download de aplicativos desconhecidos e faça uma varredura com seu antivírus para garantir que o sistema não foi infectado.
Há outros recursos que facilitam o uso cotidiano do smartphone, como o TalkBack, que lê em voz alta o conteúdo que aparece na tela. Para ativá-lo, toque em Configurações > Acessibilidade e, no campo Leitor de Tela, selecione TalkBack e vire a chave ao lado de Usar TalkBack e leia o tutorial sobre como usar a ferramenta.
O aplicativo Transcrição Instantânea foi desenvolvido para auxiliar pessoas com deficiência auditiva, mas pode ser útil para qualquer pessoa que precise transcrever áudios ou monitorar sons do ambiente. Ele usa o microfone para captar os sons (tanto conversas como latidos de cachorro, campainhas, alarmes e o que está sendo falado num clipe de vídeo naquele momento, por exemplo) e convertê-los em texto na tela. Para habilitar o recurso, abra as Configurações, selecione Acessibilidade, toque em Transcrição Instantânea > Abrir Transcrição Instantânea > Notificações de som e ative a opção Notificações de som.
Observação: A disponibilidade e os recursos do Transcrição Instantânea podem variar dependendo da versão do Android e da marca/modelo do celular, e a precisão da transcrição pode ser afetada por ruídos no ambiente e pela clareza da fala.
Outra função contida no pacote de Acessibilidade do Android é Selecionar para ouvir. Para usá-la, acesse as Configurações, toque em Acessibilidade > Selecionar para ouvir e ative a opção respectiva. Feito isso, abra o aplicativo ou a página da web que contém o texto desejado, toque no ícone de "play" e arraste o dedo pela tela para selecionar a porção desejada ou toque em algum ponto para que a leitura comece a partir dali.
Observação: A precisão da leitura pode variar dependendo da qualidade da imagem, da fonte e do idioma do texto, que em alguns dispositivos é possível ativar o recurso deslizando dois dedos para cima na tela, e que para fazer leitura em segundo plano é preciso ativar a opção Ler em segundo plano nas configurações (lembrando que você pode realizar o mesmo procedimento com o Google Lens, tanto no Android quanto no iOS).
Por último, mas não menos importante: se quiser usar a câmera do celular pode como lente de aumento para analisar qualquer objeto, abra o app, focalize o que você deseja ampliar e mova o controle deslizante para aproximar a imagem, ajustar o brilho e o contraste, adicionar filtros e até ligar a lanterna.
Divirta-se.