domingo, 8 de junho de 2025

PIZZA DE LIQUIDIFICADOR

SÓ A PIZZA ME FAZ ACREDITAR EM AMOR ETERNO.

Pizza vai bem em qualquer dia e a qualquer hora, mas combina ainda melhor com noites frias e um bom vinho. O inverno só começa oficialmente no próximo dia 20, mas as noites e madrugadas já têm sido geladas, como costuma acontecer no final do outono.

Embora possamos simplesmente escolher o sabor da redonda, pedir pelo celular e esperar o entregador chegar, um liquidificador e alguns poucos ingredientes são suficientes para prepararmos uma pizza caseira deliciosa, sem necessidade de fermentação longa ou grandes habilidades de panificação.

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA


A CCJ do Senado aprovou a extinção da reeleição e elaborou uma tabela de transição com o objetivo de, futuramente, unificar as eleições em todos os níveis, tanto no Executivo quanto no Legislativo. Há basicamente duas justificativas para desfazer o que FHC fez em 1997: 

1) a reeleição facilitou o abuso do poder político; 

2) eleições bienais encarecem o processo e tumultuam o ambiente institucional. 

Os abusos no sistema político-eleitoral brasileiro são praticamente fundacionais, e o que encareceu o processo foi o financiamento público bilionário de campanhas — criado para evitar as ilegalidades praticadas na era das doações empresariais. Por outro lado, não há prova irrefutável de que os governantes escolhidos desde 1997 foram piores do que os que os antecederam, mesmo porque nosso eleitorado repete a cada dois anos o que Pandora fez uma única vez. 
Não sou a favor da reeleição, mas acredito que exigir dos chefes do Executivo que desejam se reeleger o afastamento do cargo seis meses antes do pleito mitigaria o abuso do poder político, mesmo sem extinguir a possibilidade de continuidade administrativa.

 

Para a massa:

 

1 xícara (chá) de leite; 
1 ovo;
1 colher (chá) de sal; realça o sabor;
1 colher (chá) de açúcar;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 xícara (chá) de farinha de trigo;

Azeitonas (verdes ou pretas);

1 sachê de molho para pizza (tomate com manjericão);

50 g de queijo parmesão ralado (opcional).

 

Para a cobertura (lembrando que pizza não tem recheio):

— ½ xícara (chá) de molho de tomate;
— 150g de muçarela ralada;
— 100g de presunto picado;
— 1 tomate (maduro, mas firme) cortado em rodelas:

— Orégano e azeite a gosto.

 

Bata o leite, o ovo, o sal, o açúcar, o azeite, a farinha de trigo e o queijo ralado no liquidificador por 2 minutos ou até obter uma massa homogênea. Adicione o fermento e misture delicadamente com uma colher.

 

Despeje a massa numa forma untada, espalhe de maneira uniforme e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos (apenas para pré-assar a base).

 

Retire a massa do forno, espalhe o molho de tomate, distribua o presunto, cubra com o queijo e acrescente as rodelas de tomate e as azeitonas (cuide para que cada fatia receba sua quota-parte de tomate e azeitona).

 

Salpique o orégano, leve de volta ao forno, deixe assar por mais 20 minutos (ou até o queijo derreter e a borda dourar), regue com um fio generoso e azeite e sirva em seguida.

 

Bom apetite.