terça-feira, 10 de junho de 2025

SOBRE ATUALIZAÇÕES DO ANDROID

QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER.

Reiniciar dispositivos eletroeletrônicos que apresentam lentidão ou travamento é quase uma “regra universal” da tecnologia, pois ajuda a descarregar componentes como transistores, capacitores e indutores e a esvaziar as memórias voláteis, promovendo um "reset" nos processos em execução.


Fabricantes de smartphones que adotam o sistema operacional Android atualizam seus produtos em conjunto com o Google, que disponibiliza atualizações através do Google PlaySe você consultar a seção de atualizações do seu aparelho, verá que o sistema está atualizado, mas isso é uma meia verdade: o fato de firmware do fabricante estar atualizado não significa necessariamente que as melhorias entregues pelo Google foram implementadas, uma vez que elas só são efetivadas quando o Android é reiniciado.


CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA


Se as campanhas eleitorais fossem filmes, as pesquisas de intenção de voto seriam frames que retratam o humor do eleitorado num determinado momento, nem sempre com muita precisão. Às vésperas das eleições de 2018, as pesquisas apontavam que Bolsonaro perderia no segundo turno — independentemente do adversário — e que Dilma se elegeria senadora por Minas Gerais, mas o "mito" dos trouxas derrotou o títere do presidiário mais famoso do Brasil, e a mulher sapiens amargou um vexatório quarto lugar.

Lula e o PT acirraram a polarização política — que sempre existiu no Brasil — com o ramerrão do "nós contra eles". Bolsonaro, surfando na onda do antipetismo, libertou uma extrema-direita que estava no armário desde o fim da ditadura militar; quatro anos depois, Lula, já então "descondenado", derrotou o aspirante a golpista com uma vantagem de menos de 2% dos votos válidos.

Como desgraça pouca é bobagem, as pesquisas vinham indicando que Lula e Bolsonaro eram franco favoritos para disputar o segundo turno no ano que vem, embora o macróbio esteja com o pé na cova e o imbrochável inelegível, na bica de ver o sol nascer quadrado. Mas não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe: embora a tendência da récua de muares travestidos de eleitores seja repetir a cada dois anos o que Pandora fez uma única vez, as pesquisas mais recentes apontam que 66% dos entrevistados (que representam 2/3 do eleitorado) não querem que Lula dispute a reeleição nem que Bolsonaro tente voltar ao jogo. E isso inclui petistas e bolsonaristas de carteirinha. 

Ainda é cedo para afirmar que a bolha da polarização vai estourar, mas tudo indica que uma parcela significativa dos cegos mentais voltou a voltar a enxergar — especialmente no campo da centro-direita, onde vários pré-candidatos têm crescido nas pesquisas (na esquerda, por culpa do próprio Lula, a patuleia ignara ainda não tem em quem votar).


Muitos usuários não desligam ou reiniciam seus celulares regularmente, embora seja recomendável fazê-lo a cada dois ou três dias — ou antes de colocar o telefone para carregar, já que, com o aparelho desligado, a bateria recarrega mais rapidamente. 


Por via das dúvidas, toque em Configurações > Segurança e privacidade > Sistema e atualizações > Atualização do sistema Google Play de tempos em tempos para checar se há algum update disponível.