quarta-feira, 25 de março de 2009

Dicas para o Firefox3

Embora eu me mantenha fiel ao IE, sei que muitos leitores utilizam o Firefox, de modo que resolvi publicar algumas dicas que enviadas por um fã desse browser (dicas essas que não testei, já que não tenho o programa, mas talvez alguém possa nos fazer essa gentileza e reportar o resultado).

Para baixar o Firefox 3, visite http://www.mozilla.com/en-US/firefox/all.html.
Depois de instalar o programa, digite "about:config" na barra de endereços e pressione Enter. Quando aparecer a mensagem "Isto pode anular sua garantia!", clique em "Serei cuidadoso, eu prometo!". Em seguida, na caixa de filtro, digite o nome da propriedade que você deseja ajustar e siga as instruções na tela.

1. Klaatu barada nikto! O Firefox 3 tem um mascote - um robô chamado "easter egg". Na barra de endereços, digite "about:robots" e veja o avatar do robô, com a pele prateada e as antenas vermelhas (as frases listadas na brincadeira vêm de livros e filmes como "Blade Runner", "Eu, robô" e "O guia do mochileiro das galáxias"). Não espere encontrar muito sentido na frase que aparece como título da página (ela foi usada por Helen Benson no clássico de ficção científica "O dia em que a terra parou").
2. Quando você clica num endereço de e-mail na Web, o Outlook abre uma tela de nova mensagem com o endereço em questão já preenchido no campo "Para". No Firefox, você pode fazer o mesmo com seu webmail. Para configurar o Yahoo!Mail, selecione Ferramentas > Opções, clique em Programas > “mailto”, selecione Usar o Yahoo! Mail e dê OK. A propósito, isso também funciona com o Gmail, mas a configuração é um pouco mais complicada. Acompanhe:
- Na barra de endereço, digite “about:config” e aperte Enter (ignore o alerta de garantia);
- Na caixa de filtro, digite “gecko.handlerservice”;
- Dentre as opções da lista, selecione: gecko.handlerServiceAllowRegisterFromDifferentHost;
- Volte à barra de endereços, copie e cole o código abaixo:
javascript:window.navigator.registerProtocolHandler("mailto","https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s","GMail")
- Tecle Enter e veja que, abaixo da barra de endereços, surgira uma mensagem perguntando se você quer adicionar o Gmail como aplicação para o “mailto”;
- Clique em Adicionar Programa e repita os passos para configurar o Yahoo!Mail, desta feita selecionando Usar Gmail.
3. A nova barra de endereços do Firefox - que a Mozilla apelidou modestamente de Barra Sensacional - também pode ser personalizada. Vale lembrar que, nas versões anteriores do navegador, conforme você digitava um endereço, o Firefox apresentava progressivamente uma lista das URLs correspondentes. Já a Barra Sensacional pesquisa o endereço, o título, as tags e o conteúdo das páginas correspondentes às palavras-chave digitadas pelo usuário. Por default, ela traz até 12 resultados possíveis, mas você pode alterar isso digitando “about:config” na barra de endereço e clicando em “Serei cuidadoso, eu prometo!”. Feito isso, copie e cole o texto "browser.urlbar.maxRichResults" (sem as aspas) no campo de filtro, dê um clique duplo no resultado e digite o número de sugestões que você deseja visualizar.
4. Se você tem diversas senhas associadas a diferentes sites, O Firefox poderá memorizá-las, permitindo que você seja autenticado automaticamente. Selecione Ferramentas > Opções, clique no ícone de Segurança e, na seção Senha, clique em Senhas Memorizadas, para ter acesso à lista com sites e nomes de usuário lembrados pelo navegador. Clique em Exibir senhas, confirme, e veja a lista de URLs com os nomes de usuário e senhas. Anote essas informações e guarde-as num local seguro.

Observação: O Firefox suporta um corretor ortográfico compatível com as novas regras gramaticais da língua portuguesa vigentes no Brasil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau, que está disponível no site do Projeto Vero (http://www.broffice.org/verortografico).