sábado, 26 de julho de 2025

QUANDO O BARATO SAI CARO E O MALWARE VEM DE BRINDE

PESSOAS INFORMADAS TENDEM A SER CRÍTICAS, POUCO MANIPULÁVEIS, E A NÃO CRER EM LEMAS QUE ALGUNS FAZEM PASSAR POR IDEIAS.

Smartphones não custam barato, especialmente os modelos topo de linha num país de terceiro mundo com salários de quinto e a maior carga tributária do planeta. Mas é preciso não se deixar seduzir pelo mercado, pois o molho pode sair mais caro que a galinha.


De acordo com a empresa de cibersegurança russa Kaspersky, o Brasil está na mira de uma nova versão do trojan Triada, que vem pré-instalada em "celulares falsos" (aqueles vendidos no mercado informal por preços mais sedutores). O golpe é tão bem armado que a praga já vem embutida no próprio sistema operacional, e, uma vez ativado, infiltra-se em praticamente todos os processos do aparelho. 


Entre seus talentos nada desejáveis, essa praga é capaz de sequestrar contas nas redes sociais, roubar criptomoedas, interceptar SMS, induzir as vítimas a atender ligações fraudulentas, monitorar o uso do navegador para a injeção de links maliciosos, e por aí afora.


CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA


Durante as campanhas para as presidências da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre contemporizaram com o bolsonarismo e venderam a ilusão de que poderiam colocar em votação até uma proposta qualquer sobre anistia. À medida em que o capetão foi afundando no buraco que ele próprio cavou, suas excelências, que carregaram o caixão por boa parte do caminho, ora sinalizam que não vão descer na cova junto com ele. 

As medidas cautelares impostas por Moraes transformaram o "mito" num personagem radioativo. Quando os bolsonaristas sinalizaram a intenção de formular por escrito um pedido para que o recesso fosse suspenso, Alcolumbre avisou que não aprovaria. A despeito da negativa de Alcolumbre e do nariz torcido de Motta, a facção bolsonarista no Congresso decidiu cumprir uma agenda inexistente: quando precisam trabalhar, não trabalham; quando entram em recesso, simulam uma atividade que não deveria existir.

A boa notícia é que as maluquices que o bolsonarismo está exigindo neste momento parece ter pouca chance de chegar à pauta de votações, tendo em vista o distanciamento tático que Motta e Alcolumbre tomam do bolsonarismo. A má notícia é que não é uma decisão do Motta que impedirá essa caterva de manifestar sua contrariedade.

 

Para não ir buscar lã e ser tosquiado, deve-se comprar smartphones e assemelhados apenas pelos canais oficiais ou revendedoras autorizadas, como lojas de departamento confiáveis, que trazem o selo da Anatel na embalagem. Convém também verificar se o IMEI — código numérico único que identifica cada smartphone — é legítimo. Para isso, acesse a página da Anatel e siga as instruções.

 

Se não houver problemas com o IMEI,  mas você desconfiar de que alguma coisa está errada — e não quiser ou puder devolver o dispositivo —, restaure as configurações de fábrica, reinstale o Android a partir de uma versão fornecida pelo Google e mantenha uma ferramenta de segurança ativa no dispositivo.

 

Como diz o ditado: em rio que tem piranha jacaré nada de costas.