O QUE MAIS PREOCUPA NÃO É A ESTRIDÊNCIA DOS MAUS, MAS O SILÊNCIO DOS BONS.
Informar o nome de usuário e a senha para acessar serviços online é algo todos fazermos no "piloto automático", e os cibercriminosos sabem disso. Para não ser pego no contrapé ao fazer login através de links recebidos por e-mail, SMS, WhatsApp etc., é fundamental verificar cuidadosamente o endereço exibido na barra do navegador.
Usar serviços auxiliares como "Continuar com o Google", "Continuar com o Facebook" etc. agiliza o processo e dispensa a criação de senhas adicionais, mas exige conferir se o endereço da janela pop-up que está solicitando os dados pertence realmente ao Google, Facebook etc. e se a janela principal faz parte do site legítimo, já que os cibervigaristas criam formulários de login em sites "fake" muito parecidos com os verdadeiros.
Observação: Usar um bom gerenciador de senhas é uma mão na roda, já que eles conferem o endereço real da página e não inserem as credenciais do usuário em sites desconhecidos — mesmo que a aparência seja convincente.
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
Para resolver um problema, primeiro é preciso reconhecer que ele existe. Para sair de um buraco, primeiro é preciso parar de cavar. Insistir no mesmo erro esperando produzir um acerto é a melhor definição de "idiotice" que conheço, mas os brasileiros repetem a cada eleição, por ignorância, o que Pandora fez com sua caixa uma única vez. Não é de espantar, portanto que o Brasil seja governado como usina de processamento de esgoto, onde a merda entra pela porta das urnas e sai reciclada — mas ainda como merda — na posse do novo governante.
Em 2018, para evitar que o país fosse governado por um bonifrate do então presidiário mais famoso da nossa história, elegeu-se um político mandrião, que aprovou dois míseros projetos em 27 anos no baixo-clero da Câmara Federal. Em 2022, para impedir que o traste permanecesse no poder, o já então ex-presidiário foi reconduzido Planalto, levando na bagagem seus cupinchas do mensalão e petrolão.
Faltando 14 meses para as eleições, o macróbio petista segue em plena campanha, embora sua atual gestão venha se revelando a pior de todas as três. Em contrapartida, mesmo estando inelegível até 2030, o refugo da escória da humanidade posa de candidato; mesmo em prisão domiciliar, acalenta o sonho da anistia; mesmo às portas de uma condenação por tentativa de golpe e outros quatro crimes, acredita que a pressão da calopsita alaranjada que pousou na Casa Branca o salvará da guilhotina, seja influenciando a banda podre do Congresso, seja intimidando ministros do STF.
Como se não bastasse, mesmo homiziado na cueca de Trump e conspirando contra o Brasil, o lesa-pátria filho da... filho do pai continua recebendo salário de deputado. Para piorar ainda mais, ainda que Lula desista de concorrer ao quarto mandato e Bolsonaro esteja cumprindo pena, é mais que provável que o esclarecidíssimo eleitorado tupiniquim votará nos prepostos de seus bandidos de estimação.
Como um pais como esse pode dar certo?
Mesmo as senhas mais complexas podem ser quebradas por ataques de força bruta — que testam todas as combinações possíveis. A dupla autenticação dificulta o acesso não autorizado, mas receber o código por email ou mensagens de texto (SMS) é menos seguro do que usar um aplicativo específico, como o Google Authenticator.
A FIDO Alliance promete reduzir os ataques de phishing com um sistema descomplicado, que exige apenas acessar o site desejado, inserir o identificador e confirmar o pedido no smartphone. No entanto, em caso de roubo ou perda do aparelho, transferir o sistema de um dispositivo para outro requer acesso simultâneo a ambos.