terça-feira, 16 de dezembro de 2025

WHATSAPP: COMO LIBERAR ESPAÇO E CRIAR IMAGENS COM IA

O SEGREDO É A ALMA DO NEGÓCIO.

O WhatsApp nasceu como uma versão multimídia do SMS, incorporou características de rede social e hoje reúne quase 3 bilhões de usuários em mais de 100 países (170 milhões só no Brasil), sendo largamente utilizado para troca de mensagens, fotos e vídeos. 

A questão é que os dados armazenados comprometem o desempenho de aparelhos com pouco espaço interno (menos de 128 GB), não só, mas também porque os arquivos permanecem gravados na memória do dispositivo após a exclusão das mensagens. Felizmente, há maneiras eficazes de liberar espaço. 

O próprio WhatsApp permite apagar mídias antigas na seção Armazenamento e Dados, mas você pode fazer a faxina pelo gerenciador de arquivos (Google Files ou equivalente). Basta localizar a pasta WhatsApp e excluir o conteúdo das subpastas Media e Sent.

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

"Semana difícil para a cidade, boa para o prefeito", escreveu o jornalista Fábio Behrend em sua coluna no Bom Dia São Paulo. Com efeito: Ricardo Nunes enfrentou uma semana desafiadora, mas articulou uma proibição velada de transporte por moto via aplicativo, lidou rapidamente com uma greve de motoristas de ônibus e aproveitou a indignação popular após vendaval para criticar a Enel pela lentidão nos reparos e confrontar o governo federal, ganhando atenção positiva. Em outras palavras, um ex-vereador inexpressivo vai marcando como prefeito um estilo que o colocará em disputas maiores.

Se seu celular estiver com pouco espaço, acesse as configurações do mensageiro, desative o download automático de mídias e configure para que somente os contatos selecionados possam enviar arquivos. Se o problema persistir — e seu aparelho suportar —, instale um cartão de memória e recorra a aplicativos de terceiros, como CCleaner e Avast Cleanup, disponíveis na Google Play Store (as versões pagas são mais eficientes e custam pouco).

Outra opção é usar serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive. Mas talvez esteja mesmo na hora de aposentar o aparelho velho de guerra e investir em um modelo mais robusto — com pelo menos 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Se o orçamento permitir, melhor ainda será optar por 16 GB e 512 GB, respectivamente.

Falando em WhatsApp, a criação de imagens com inteligência artificial é uma dúvida recorrente entre os usuários. A Meta lançou sua IA no fim de 2023 e a incorporou ao WhatsApp, Facebook e Instagram. Com o recurso integrado ao app, é possível gerar imagens — e até fotos realistas — em poucos segundos, a partir de descrições de texto e sem precisar instalar softwares de terceiros. Os resultados podem ser enviados diretamente em conversas e salvos na galeria do celular para uso posterior.

O processo é simples: abra o WhatsApp, acesse um chat, toque no ícone de + (na parte inferior esquerda da tela) e selecione Imagens de IA. Você pode usar imagens em alta resolução já disponibilizadas pelo app: basta escolher uma categoria, selecionar a foto desejada e tocar em Send, no canto direito, para enviá-la ao contato.

Para criar suas próprias imagens com o recurso Imaginar, volte à seção Imagens de IA, toque em Descreva uma imagem, digite as características desejadas, pressione Enter, escolha o resultado que melhor traduz o que você imaginou e toque em Send. Para salvar, abra a imagem, toque no ícone de compartilhamento (quadrado com seta para cima) e selecione Salvar.

Divirtam-se.