Nos anos 1930, Wolfgang Pauli teorizou a existência dos neutrinos — “partículas-fantasmas” que se movem a uma velocidade próxima à da luz, atravessam cada um de nós e tudo o que nos cerca e se diferenciam dos prótons e nêutrons por serem estrutura elementares.
O bóson de Higgs — também chamado de Partícula de Deus —, é responsável por dar massa às demais partículas e pelo físico Peter Higgs ter sido laureado com o Prêmio Nobel de Física em 2013, uma ano após a confirmação experimental de sua teoria pelo Grande Colisor de Hádrons do CERN. Mas o impacto do trabalho de Higgs vai além da física teórica: mesmo tendo tido apenas uma grande ideia reconhecida ao longo da carreira, ele demonstrou que uma única contribuição pode transformar nossa compreensão do mundo e deixar um legado duradouro.
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
Ao renunciar a um mandato já cassado pelo Supremo, Carla Zambelli ensinou a Hugo Motta que, em política, quem inventa pretextos para não fazer algo acaba surpreendido por quem está fazendo a coisa.
Motta ignorou a realidade ao se abster de formalizar o expurgo da colega, condenada a dez anos de prisão. Desde então, o hipotético chefe da Câmara não para de encolher.
Na quinta-feira, após anular a votação que salvou o mandato ficcional de Zambelli, o Supremo diminuiu a autoridade de Motta, intimando-o a convocar o suplente em 48 horas. No domingo, Motta buscava justificar sua omissão enquanto costurava nos bastidores a renúncia de Zambelli.
Motta foi compelido a fazer por pressão o que deixou de fazer por obrigação. Ainda hesita em podar os ramos de Alexandre Ramagem, condenado a 16 anos. Tanta hesitação faz do suposto chefe de um dos Poderes da República uma pequena criatura. Hugo Motta já não precisa de cama. Encolheu tanto que passou a dormir numa caixa de fósforos.
A confirmação do bóson de Higgs consolidou o Modelo Padrão como a principal teoria para explicar as partículas fundamentais e suas interações, abriu caminho para novas investigações sobre a origem da massa e a estrutura do Universo e incentivou a busca por fenômenos além do Modelo Padrão, reforçando que a curiosidade científica continua sendo o motor do progresso na física de partículas.
