quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Meus Documentos (continuação)

Vimos ontem como renomear a pasta Meus documentos; hoje veremos como modificar sua localização - o que é recomendável para quem dispõe de mais de uma partição no seu HD - ou mais de um HD -, já que tal providência facilita sobremaneira a administração dos arquivos de dados a realização de cópias de segurança (backups).
Para tanto, basta abrir o Windows Explorer, dar um clique direito sobre o ícone da pasta em questão, no painel da esquerda, e arrastá-lo para o ícone do drive D (caso essa seja a letra correspondente à segunda partição ou segundo HD do seu computador) nesse mesmo painel, selecionando a opção “Mover para cá” ao soltar o botão. Isso fará com que a pasta seja transferida com todo seu conteúdo para o novo drive - e todos os programas que a utilizam como local padrão para gravar arquivos passarão a “apontar” para lá.
Vale ressaltar que o XP facilitou sobremaneira a escolha do local de armazenamento dessa pasta. É só abrir o Windows Explorer, dar um clique direito sobre a entrada Meus documentos, escolher “Propriedades” e conferir o endereço na caixa de dados “Destino” (que, por padrão, é “C:\Documents and Settings\nome do usuário\Meus documentos”). O botão “Localizar destino” abre uma nova instância do Explorer com foco na pasta Meus documentos; “Mover” abre uma tela onde se pode definir outro local (inclusive em outra unidade que não a C:), e “Restaurar padrão”, como o próprio nome sugere, retorna a pasta para sua localização original.
Note que o recomendável é modificar o endereço de Meus Documentos logo depois da instalação do sistema (quando ainda não existem documentos armazenados na pasta), embora você possa fazê-lo a qualquer tempo. Note também que, para tirar proveito dessa modificação, você deve salvar todos os seus documentos nessa pasta - ou por outra, utilizá-la como local de destino para salvar arquivos sempre que você clicar nos comandos “Salvar” ou “Salvar como” do menu “Arquivo” de qualquer programa. No caso de aplicativos da Microsoft, isso é padrão; em programas de terceiros, em sendo necessário, procure a entrada de menu (geralmente “Opções”) que permita configurar o diretório (pasta) onde serão salvos os arquivos e faça os respectivos ajustes (se não houver essa opção, sempre que for salvar um novo documento você terá de navegar até o drive D e informar a pasta desejada).
Bom dia a todos e até a próxima.
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