quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Meus Documentos

A pasta Meus Documentos - aprimoramento incorporado ao Windows a partir da versão 95 - armazena por padrão documentos criados tanto pelos aplicativos da própria Microsoft (programas do pacote Office, por exemplo) quanto pela maioria dos softwares de terceiros (essa centralização permite não só administrar melhor os arquivos, como também prevenir a perda de dados, visto que facilita os procedimentos de backup). Mas há quem não utilize essa pasta porque não gosta do nome ou da localização padrão. Nesse caso, é bom saber que isso pode ser facilmente modificado; veja como:

1- Abra o Windows Explorer, localize a pasta Meus Documentos no painel esquerdo, clique sobre ela com o botão direito e, no menu que se abrir, escolha a opção Renomear e digite o novo nome (preferencialmente curto e sem espaços).

2- Feito isso, caso você mantenha um atalho para Meus Documentos no Desktop, renomeie também o ícone respectivo (clique com o botão direito sobre ele, escolha Propriedades e digite nome que você escolheu no procedimento anterior).


3- Depois, para que o novo nome apareça no alto das janelas "Salvar" ou "Salvar como" dos diversos programas que usam a pasta Meus documentos, clique novamente com o botão direito sobre o ícone da pasta (já renomeada) no Desktop, escolha a opção "Propriedades" e entre com o novo nome na caixa "Local da pasta de destino".


A partir daí, a pasta renomeada continuará sendo o local padrão para a gravação de arquivos de dados, apresentando-se, com o novo nome, tanto na sua área de trabalho quanto no Windows Explorer e nas janelas "Salvar" e "Abrir".
Na postagem de amanhã, veremos como mudar a localização da sua pasta Meus Documentos (ou seja lá qual for o nome com o qual você a tiver rebatizado), lembrando sempre que isso só faz sentido para quem tiver particionado o HD - ou se contar com mais de um disco rígido no PC. Abraços e até lá.