segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Particionamento do HD

Para muita gente, este "fim de semana prolongado" teve início ao apagar das luzes da última quarta-feira e se estenderá até a madrugada da próxima, posto que amanhã, "dia da Consciência Negra", será feriado em São Paulo, Rio de Janeiro e vários outros municípios brasileiros
Entretanto, em atenção àqueles que não "enforcaram" a segunda-feira, resolvi aparecer por aqui (ainda que um pouco mais tarde do que habitualmente) para dar uma dica que considero interessante: todo usuário sabe - ou deveria saber- que um dia terá de resinstalar o Windows, seja para neutralizar a ação de malwares, seja para resgatar a performance original do sistema. Mas poucos se preparam adequadamente para essa eventualidade e acabam tendo problemas e aborrecimentos além do que seria de se esperar.
Embora o XP dispense o famigerado disquete de boot e as intrincadas rotinas e comandos de prompt (para rodar o fdisk e o format, dentre outras coisas), uma reinstalação a partir do zero dá trabalho, pois implica reconfigurações e atualizações do sistema, reinstalações de aplicativos e, não raro, perda de arquivos pessoais. Em vista disso, o recomendável é particionar (dividir) o HD em duas ou mais unidades lógicas e manter sistema operacional e programas separados dos arquivos de dados - uma vez tomada essa providência, eventual reformatação do drive C não irá apagar as informações armazenadas no D.
Essa providência deve ser tomada preferencialmente durante a instalação do XP, quando você pode criar e formatar a partição primária, instalar o sistema e cuidar posteriormente do espaço restante do disco usando o Gerenciamento do computador (note que esse recurso nativo do XP não funciona numa partição onde o sistema já se encontre instalado; aí, o jeito será apelar para softwares de terceiros (como o consagrado PartitionMagic, da Symantec).
Nas próximas postagens, veremos como alterar o nome e o endereço da pasta Meus Documentos (para facilitar backups e evitar perda de dados e arquivos pessoais, porque é nela que a maioria dos aplicativos salva os arquivos criados, e os usuários, seus arquivos pessoais). Abraços e até quarta, se Deus quiser.