Para acessar o modo de segurança, precisamos forçar o Windows a exibir o menu de inicialização, o que geralmente fazemos pressionando repetidamente a tecla F8 durante o boot, tão logo o POST termine a contagem da memória (na tela que se abre, escolhemos a modalidade desejada; dependendo da versão do sistema, esse menu oferece os modos Normal, Seguro, Seguro com rede, além de outras opções). Entretanto, dependendo da marca e da versão do seu BIOS, pode haver dificuldades para você iniciar o sistema no modo seguro, e as informações na tela nem sempre são claras, além de estarem em inglês (idioma padrão da Internet, vale dizer, mas do qual muita gente não domina sequer os rudimentos mais elementares).
Mas existe outra maneira (mais simples) de iniciar o computador no modo de segurança: com o sistema inicializado normalmente (ou seja, com o Windows em execução), clique em Iniciar > Executar, digite "msconfig" (sem as aspas) e dê <Enter>. Na janela do utilitário de configuração do sistema, clique na aba BOOT.INI, habilite a opção /SAFEBOOT e dê OK (se precisar de acesso à rede ou à Internet no modo de segurança, marque também a opção NETWORK).
Para reiniciar o sistema no modo normal (após rodar o antivírus, antispyware e/ou realizar outra tarefa de manutenção qualquer), repita os mesmos passos para acessar o utilitário de configuração do sistema, torne a clicar na aba BOOT.INI e desfaça as modificações implementadas. Feito isso, clique na aba Geral, marque a opção Inicialização Normal e reinicie o computador.
Bom dia a todos e até mais ler.